15 Ideias de Atividades (BNCC) produção textual 2º ano

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a produção textual, além de trabalhar a sequência lógica de eventos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a produção de textos narrativos.

2. Diário de Bordo

Os estudantes podem manter um diário de bordo onde registram suas experiências diárias ou semanais. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita reflexiva e a organização de ideias. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que trata da produção de textos pessoais.

3. Cartas para Personagens

Nesta atividade, os alunos escrevem cartas para personagens de livros que estão lendo. Isso promove a empatia e a compreensão do texto, além de exercitar a escrita formal. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a produção de textos epistolares.

4. Criação de Poemas

Os alunos podem explorar diferentes formas de poesia, como haicais ou poemas livres, incentivando a expressão artística e a sensibilidade literária. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP04, que aborda a produção de textos poéticos.

5. Roda de Leitura

Promover uma roda de leitura onde cada aluno apresenta um texto que escreveu. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta ativa, além de permitir a troca de experiências. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

6. Produção de Fábulas

Os alunos podem criar suas próprias fábulas, incluindo uma moral ao final. Essa atividade ajuda a desenvolver a narrativa e a reflexão sobre valores. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP06, que trata da produção de textos com intenção moral.

7. Jogo de Palavras

Realizar um jogo onde os alunos devem criar frases ou histórias utilizando palavras sorteadas. Essa dinâmica estimula a criatividade e a construção de frases coerentes. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que envolve a construção de frases e textos.

8. Entrevistas com Personagens Históricos

Os alunos podem realizar entrevistas fictícias com personagens históricos, escrevendo perguntas e respostas. Essa atividade promove a pesquisa e a produção textual. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP08, que aborda a produção de textos informativos.

9. Criação de Roteiros para Peças de Teatro

Os estudantes podem escrever roteiros para pequenas peças de teatro, explorando diálogos e cenários. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita colaborativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que envolve a produção de textos dramáticos.

10. Resumo de Livros

Os alunos podem escolher um livro que leram e escrever um resumo, destacando os principais eventos e personagens. Essa prática ajuda a desenvolver a síntese e a compreensão de texto. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP10, que trata da produção de resumos e sínteses.