15 Ideias de Atividades (BNCC) produção textual

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a produção textual, além de permitir que os estudantes explorem diferentes estilos narrativos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP12, que aborda a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Diário de Bordo

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram suas experiências diárias, reflexões e aprendizados. Essa atividade incentiva a escrita contínua e a autoexpressão, ajudando os estudantes a desenvolverem suas habilidades de escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP13, que trata da produção de textos pessoais.

3. Debate sobre Temas Atuais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais permite que os alunos pesquisem, argumentem e escrevam sobre suas opiniões. Essa atividade promove a argumentação e a coesão textual. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP14, que envolve a produção de textos argumentativos.

4. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog onde publicam textos sobre temas de seu interesse, como hobbies, livros ou filmes. Essa atividade estimula a escrita criativa e a interação com o público. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP15, que diz respeito à produção de textos para diferentes mídias.

5. Roteiro de Vídeo

Os alunos podem escrever roteiros para vídeos que desejam produzir, abordando temas relevantes para eles. Essa atividade ajuda a desenvolver a estrutura narrativa e a escrita criativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP16, que trata da produção de textos multimídia.

6. Criação de Poemas

Estimular os alunos a escreverem poemas sobre suas emoções ou experiências é uma excelente forma de trabalhar a produção textual. Essa atividade permite que os estudantes explorem a linguagem poética e a musicalidade das palavras. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP17, que aborda a produção de textos poéticos.

7. Resenha de Livros

Os alunos podem escrever resenhas de livros que leram, analisando personagens, enredo e temas. Essa atividade desenvolve a capacidade crítica e a escrita descritiva. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP18, que envolve a produção de textos de análise.

8. Criação de Cartas

Os alunos podem escrever cartas para amigos ou personagens fictícios, expressando seus sentimentos e pensamentos. Essa atividade estimula a escrita pessoal e a empatia. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP19, que trata da produção de textos epistolares.

9. Contação de Histórias

Os alunos podem criar e contar histórias para seus colegas, utilizando recursos como fantoches ou dramatizações. Essa atividade promove a oralidade e a estruturação de narrativas. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP20, que envolve a produção de narrativas orais.

10. Criação de Anúncios Publicitários

Os alunos podem desenvolver anúncios publicitários para produtos fictícios, utilizando técnicas de persuasão e criatividade. Essa atividade estimula a escrita criativa e a análise crítica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP21, que aborda a produção de textos publicitários.

11. Criação de Jornais de Classe

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde escrevem sobre eventos, entrevistas e notícias. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a organização textual. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP22, que envolve a produção de textos jornalísticos.

12. Criação de Fábulas

Os alunos podem escrever fábulas com lições morais, utilizando animais como personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre valores. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP23, que trata da produção de textos narrativos com moral.

13. Produção de Crônicas

Os alunos podem escrever crônicas sobre o cotidiano, observando e registrando situações engraçadas ou reflexivas. Essa atividade desenvolve a escrita descritiva e a crítica social. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP24, que envolve a produção de crônicas.

14. Criação de Rimas e Canções

Os alunos podem criar rimas ou canções sobre temas que abordam na escola, estimulando a musicalidade e a criatividade. Essa atividade promove a expressão artística e a escrita lúdica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP25, que trata da produção de textos musicais.

15. Produção de Textos de Opinião

Os alunos podem escrever textos de opinião sobre assuntos que os interessam, defendendo seus pontos de vista. Essa atividade desenvolve a argumentação e a clareza na escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP26, que envolve a produção de textos opinativos.