15 Ideias de Atividades (BNCC) probabilidade ensino médio

1. Jogo de Dados e Probabilidades

Uma atividade prática que envolve o lançamento de dados para calcular a probabilidade de eventos simples. Os alunos podem lançar um dado várias vezes e registrar os resultados, calculando a frequência relativa de cada número. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT302, que aborda a análise e interpretação de dados.

2. Experimento com Cartas

Utilizando um baralho, os alunos podem explorar a probabilidade de tirar diferentes cartas. Eles podem calcular a probabilidade de tirar um ás, uma figura ou um número específico. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EM13MAT303, que trata da compreensão de eventos aleatórios.

3. Simulação de Loteria

Os alunos podem criar uma simulação de um sorteio de loteria, onde devem calcular as probabilidades de ganhar em diferentes cenários. Essa atividade pode ser ligada à habilidade BNCC EM13MAT304, que envolve a análise de situações que envolvem incertezas.

4. Experimentos com Moedas

Realizar lançamentos de moedas para estudar a probabilidade de obter cara ou coroa. Os alunos podem registrar os resultados e discutir a lei dos grandes números. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EM13MAT305, que aborda a experimentação e a coleta de dados.

5. Análise de Dados de Jogos

Os alunos podem coletar dados de jogos de tabuleiro ou videogames e analisar as probabilidades de ganhar ou perder. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT306, que trata da interpretação de dados em diferentes contextos.

6. Gráficos de Probabilidade

Os alunos podem criar gráficos que representem diferentes probabilidades de eventos. Eles podem usar softwares de planilhas para visualizar os dados. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EM13MAT307, que envolve a representação de dados de forma gráfica.

7. Problemas de Probabilidade em Contexto

Os alunos podem resolver problemas de probabilidade que envolvem situações do cotidiano, como a chance de chuva ou a probabilidade de um evento esportivo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13MAT308, que aborda a aplicação de conceitos matemáticos em situações reais.

8. Estudo de Probabilidades em Esportes

Os alunos podem analisar estatísticas de esportes, como a probabilidade de um jogador marcar um gol. Eles podem comparar diferentes jogadores e suas chances de sucesso. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT309, que trata da análise de dados em contextos esportivos.

9. Experimentos com Urnas

Os alunos podem realizar experimentos com urnas que contêm diferentes cores de bolas, calculando a probabilidade de retirar uma bola de determinada cor. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13MAT310, que envolve a compreensão de amostras e populações.

10. Criação de Jogos de Probabilidade

Os alunos podem desenvolver seus próprios jogos que envolvem probabilidade, como um jogo de tabuleiro ou um jogo de cartas. Essa atividade estimula a criatividade e se alinha à habilidade BNCC EM13MAT311, que trata da criação e análise de jogos matemáticos.