15 Ideias de Atividades (BNCC) do primeiro ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade que estimula a memória e o reconhecimento de palavras é o jogo da memória. Os alunos podem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens, promovendo a associação entre texto e imagem. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras em contextos significativos.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma contação de histórias, onde cada um traz um livro ou uma história para compartilhar com a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e interpretação, conforme a habilidade EF15LP02, que enfatiza a importância da oralidade e da expressão verbal.

3. Criação de Cartazes

Os estudantes podem criar cartazes sobre temas estudados em sala, utilizando recortes, desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a organização de ideias, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a produção de diferentes formas de arte.

4. Atividades de Matemática com Material Manipulativo

Utilizar objetos do cotidiano, como tampinhas ou blocos, para ensinar conceitos de adição e subtração. Essa prática está relacionada à habilidade EF01MA01, que aborda a resolução de problemas matemáticos utilizando materiais concretos.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, para observar a separação de líquidos. Essa atividade promove a curiosidade científica e está alinhada à habilidade EF01CI01, que incentiva a observação e a investigação de fenômenos naturais.

6. Roda de Conversa sobre Emoções

Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas emoções e sentimentos. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da empatia e da comunicação, alinhando-se à habilidade EF01PS01, que aborda a convivência e o respeito mútuo.

7. Jogos de Coordenação Motora

Atividades físicas que envolvem jogos de coordenação, como correr, pular e dançar, ajudam a desenvolver habilidades motoras. Essa prática está relacionada à habilidade EF01EF01, que enfatiza a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar.

8. Leitura de Poemas e Produção de Rimas

Os alunos podem ouvir poemas e, em seguida, criar suas próprias rimas. Essa atividade estimula a criatividade e a sensibilidade linguística, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que aborda a produção de textos poéticos.

9. Atividades de Classificação de Objetos

Propor uma atividade onde os alunos classificam objetos por cor, forma ou tamanho. Essa prática ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e está alinhada à habilidade EF01MA02, que envolve a organização e a classificação de informações.

10. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades diárias e sentimentos. Essa atividade promove a escrita e a reflexão pessoal, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que aborda a produção de textos pessoais.

11. Atividades de Música e Ritmo

Incluir atividades que envolvem música e ritmo, como cantar e tocar instrumentos simples. Essa prática está relacionada à habilidade EF01AR02, que enfatiza a apreciação e a produção musical.

12. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que estimulem o raciocínio lógico e a estratégia. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01MA03, que envolve a resolução de problemas matemáticos de forma lúdica.

13. Atividades de Jardinagem

Promover uma atividade de jardinagem onde os alunos plantam sementes e cuidam das plantas. Essa prática está relacionada à habilidade EF01CI02, que aborda o cuidado com o meio ambiente e a observação da natureza.

14. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.

15. Atividades de Culinária

Realizar uma atividade de culinária simples, como fazer um lanche saudável. Essa prática promove a aprendizagem sobre alimentação e saúde, alinhando-se à habilidade EF01CI03, que aborda a importância de hábitos saudáveis.