15 Ideias de Atividades (BNCC) de português leitura e interpretação

1. Leitura de Contos Clássicos

Proponha aos alunos a leitura de contos clássicos da literatura brasileira, como “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo ou “O Guarani” de José de Alencar. Após a leitura, os alunos devem realizar uma atividade de interpretação, respondendo a perguntas sobre os personagens, enredo e moral da história. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01.

2. Análise de Poemas

Selecione poemas de autores renomados, como Carlos Drummond de Andrade ou Cecília Meireles. Os alunos devem ler os poemas e, em seguida, discutir em grupos os sentimentos e as imagens evocadas. A atividade pode incluir a produção de um pequeno texto interpretativo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02.

3. Criação de Fábulas

Os alunos devem criar suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e uma moral no final. Após a criação, cada aluno apresenta sua fábula para a turma, promovendo a leitura e interpretação oral. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a leitura de um texto informativo, organize um jogo de perguntas e respostas em grupos. Cada grupo deve formular perguntas sobre o texto e desafiar os outros grupos a respondê-las. Essa dinâmica estimula a interpretação e a compreensão do texto, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04.

5. Debate sobre Temas Atuais

Escolha um tema atual e relevante, como sustentabilidade ou diversidade. Os alunos devem ler textos relacionados ao tema e, em seguida, participar de um debate. Essa atividade desenvolve a leitura crítica e a interpretação de diferentes pontos de vista, conforme a habilidade BNCC EF15LP05.

6. Produção de Resumos

Após a leitura de um capítulo de um livro, os alunos devem produzir um resumo que destaque os principais pontos e a mensagem do texto. Essa atividade ajuda a desenvolver a síntese e a interpretação textual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos ou livros que leram. Essa atividade estimula a interpretação visual e textual, além de permitir a expressão criativa. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07.

8. Análise de Crônicas

Escolha crônicas de autores contemporâneos e proponha uma análise em grupo. Os alunos devem discutir o contexto, o estilo e a mensagem da crônica, promovendo a interpretação crítica. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP08.

9. Leitura de Notícias

Os alunos devem ler notícias de diferentes fontes e discutir a imparcialidade e a forma como as informações são apresentadas. Essa atividade desenvolve a leitura crítica e a interpretação de textos jornalísticos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09.

10. Criação de Blog Literário

Os alunos devem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e a interpretação, além de promover o uso de plataformas digitais. Está relacionada à habilidade BNCC EF15LP10.

11. Dramatização de Textos

Escolha um texto literário e proponha uma dramatização em sala de aula. Os alunos devem interpretar os personagens e apresentar a cena para a turma, desenvolvendo a leitura e a interpretação oral. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP11.

12. Mapa Conceitual de Textos

Após a leitura de um texto, os alunos devem criar um mapa conceitual que organize as ideias principais e secundárias. Essa atividade ajuda na compreensão e interpretação do texto, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP12.

13. Leitura de Biografias

Os alunos devem ler biografias de figuras históricas e, em seguida, apresentar um resumo sobre a vida e a obra dessas pessoas. Essa atividade estimula a interpretação e a pesquisa, conforme a habilidade BNCC EF15LP13.

14. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes informativos sobre um tema estudado, utilizando textos e imagens. Essa atividade promove a leitura e a interpretação visual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP14.

15. Análise de Filmes Baseados em Livros

Após assistir a um filme baseado em um livro, os alunos devem comparar os dois, discutindo as diferenças e semelhanças na narrativa. Essa atividade estimula a interpretação e a análise crítica, conforme a habilidade BNCC EF15LP15.