15 Ideias de Atividades (BNCC) português ensino médio

1. Análise de Poemas

Os alunos devem escolher um poema de um autor brasileiro e realizar uma análise crítica, identificando os principais elementos literários, como metáforas, rimas e temas. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação de textos e estimula a apreciação da literatura. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Contos

Os estudantes serão desafiados a escrever um conto original, utilizando elementos narrativos como personagens, enredo e ambiente. Após a escrita, os alunos poderão compartilhar suas histórias em grupos, promovendo a troca de feedbacks. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debates sobre Temas Contemporâneos

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema atual, como sustentabilidade ou direitos humanos. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Análise de Crônicas

Os alunos devem ler diferentes crônicas e discutir os estilos dos autores. Em seguida, cada aluno pode criar sua própria crônica, refletindo sobre o cotidiano. Essa atividade estimula a escrita criativa e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Vídeos

Os estudantes podem criar um vídeo abordando um tema literário ou social, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade incentiva a criatividade e a utilização de novas mídias na educação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Leitura e Interpretação de Textos Teatrais

Os alunos devem ler uma peça de teatro e, em grupos, encenar uma parte dela. Essa atividade promove a leitura dramática e a interpretação, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Blog Literário

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros, poesias e crônicas. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre a leitura, além de desenvolver habilidades digitais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Análise de Filmes Baseados em Livros

Os alunos devem assistir a um filme que foi adaptado de um livro e comparar as duas obras, discutindo as diferenças e semelhanças. Essa atividade desenvolve a capacidade de análise crítica e interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Podcast

Os estudantes podem criar um podcast onde discutem temas literários ou sociais, entrevistando colegas ou professores. Essa atividade estimula a comunicação oral e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Jornais ou Revistas

Os alunos podem produzir um jornal ou revista escolar, abordando temas de interesse da comunidade escolar. Essa atividade promove a escrita colaborativa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Estudo de Gêneros Textuais

Os alunos devem pesquisar diferentes gêneros textuais, como crônica, conto, poesia e ensaio, e apresentar suas características. Essa atividade desenvolve a compreensão sobre a diversidade da produção textual. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Mapa Conceitual

Os estudantes podem criar um mapa conceitual sobre um tema literário ou social, organizando informações de forma visual. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Discussão de Livros Clássicos

Os alunos devem ler um livro clássico da literatura brasileira e participar de uma discussão em sala de aula, compartilhando suas impressões e interpretações. Essa atividade desenvolve a análise crítica e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Análise de Letras de Música

Os estudantes podem escolher uma música brasileira e analisar sua letra, identificando temas e recursos poéticos. Essa atividade promove a interpretação de textos e a apreciação musical. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Fanzine

Os alunos podem criar um fanzine sobre um tema literário ou cultural, incluindo textos, ilustrações e críticas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP15.