15 Ideias de Atividades (BNCC) português ensino fundamental 9º ano

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os estudantes podem escolher um tema livre ou sugerido pelo professor e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e ambientação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Análise de Poemas

Os alunos podem realizar uma análise de poemas de autores brasileiros, discutindo temas, figuras de linguagem e a estrutura dos versos. Essa atividade promove a interpretação de textos literários e está vinculada à habilidade EF15LP02, que trata da análise de diferentes formas de expressão literária.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como desigualdade e meio ambiente, permite que os alunos desenvolvam habilidades argumentativas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que envolve a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog literário onde publicarão resenhas de livros, contos e poesias. Essa atividade estimula a escrita e a leitura crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

5. Estudo de Gêneros Textuais

Uma atividade que pode ser realizada é a pesquisa e apresentação de diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e artigos de opinião. Os alunos devem identificar as características de cada gênero, o que está em conformidade com a habilidade EF15LP05, que trata do reconhecimento de gêneros textuais.

6. Leitura e Interpretação de Contos

Os alunos podem ler contos de autores clássicos e contemporâneos, seguidos de discussões em grupo sobre os temas e a moral das histórias. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP06, que envolve a interpretação de narrativas literárias.

7. Produção de Vídeos Resenhando Livros

Os estudantes podem criar vídeos onde resenham livros que leram, utilizando recursos audiovisuais para enriquecer a apresentação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e mídias.

8. Criação de Jornais de Classe

A elaboração de um jornal de classe permite que os alunos pratiquem a escrita jornalística, abordando temas de interesse da comunidade escolar. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos informativos.

9. Análise de Crônicas

Os alunos podem analisar crônicas de autores renomados, discutindo o contexto social e as críticas presentes nos textos. Essa atividade está vinculada à habilidade EF15LP09, que trata da análise crítica de textos de diferentes gêneros.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem criar histórias em quadrinhos, desenvolvendo narrativas visuais que combinem texto e imagem. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos em diferentes formatos, estimulando a criatividade e a expressão artística.