15 Ideias de Atividades (BNCC) de português ensino fundamental 4º ano

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem ser desafiados a criar uma história a partir de uma imagem ou de uma frase inicial. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos, considerando a intenção comunicativa e o contexto de produção.

2. Leitura e Interpretação de Contos

Os alunos podem ler contos clássicos e, em seguida, realizar atividades de interpretação, como responder a perguntas sobre a história ou criar um resumo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que trata da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Os professores podem criar palavras cruzadas utilizando vocabulário estudado em sala. Essa atividade ajuda os alunos a fixarem o conteúdo de forma lúdica e está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve o uso de diferentes estratégias de leitura e escrita.

4. Criação de Diálogos

Os alunos podem trabalhar em duplas para criar diálogos entre personagens de uma história lida em sala. Essa atividade estimula a oralidade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos em diferentes contextos.

5. Análise de Poemas

Os alunos podem analisar poemas, identificando rimas, métricas e temas. Após a análise, podem ser convidados a criar seus próprios poemas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que envolve a leitura e análise de poemas e canções.

6. Debate sobre Temas Atuais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais pode ser uma excelente atividade. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar seus argumentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a argumentação e a construção de opiniões.

7. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre um tema estudado, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos informativos.

8. Leitura de Fábulas

A leitura de fábulas e a discussão sobre suas morais são atividades que podem ser realizadas em sala. Após a leitura, os alunos podem criar suas próprias fábulas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP08, que envolve a leitura e interpretação de fábulas.

9. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos apresentando um tema estudado. Essa atividade estimula a criatividade e a utilização de diferentes mídias, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

10. Jogo de Rimas

Uma atividade divertida é o jogo de rimas, onde os alunos devem encontrar palavras que rimam entre si. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a exploração de sons e rimas na língua portuguesa.