15 Ideias de Atividades (BNCC) português 6º ano

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema de sua preferência e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e ambientação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros, promovendo a expressão individual e a prática da escrita.

2. Leitura e Análise de Poemas

Outra atividade interessante é a leitura e análise de poemas. Os alunos podem explorar diferentes estilos poéticos e discutir temas, figuras de linguagem e a emoção transmitida pelo texto. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que busca desenvolver a capacidade de interpretação e apreciação de textos poéticos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma forma lúdica de trabalhar a narrativa. Os alunos podem criar seus próprios personagens e enredos, utilizando balões de fala e ilustrações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que incentiva a produção de textos visuais e a combinação de diferentes linguagens.

4. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate sobre temas sociais relevantes é uma excelente forma de desenvolver a argumentação e o pensamento crítico. Os alunos podem pesquisar sobre um tema, preparar argumentos e participar de um debate em sala de aula. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP04, que envolve a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista.

5. Criação de Blog ou Diário Virtual

A criação de um blog ou diário virtual permite que os alunos compartilhem suas experiências e reflexões. Eles podem escrever sobre suas atividades, interesses e opiniões, desenvolvendo a habilidade de escrita e a expressão pessoal. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que incentiva a produção de textos em plataformas digitais.

6. Análise de Contos Clássicos

A análise de contos clássicos é uma ótima maneira de trabalhar a literatura. Os alunos podem ler contos de autores renomados e discutir os elementos narrativos, como personagens e conflitos. Essa atividade atende à habilidade EF15LP06, que busca desenvolver a capacidade de interpretação e análise de textos literários.

7. Produção de Vídeos Explicativos

A produção de vídeos explicativos sobre temas estudados em sala de aula é uma atividade que integra diferentes linguagens. Os alunos podem pesquisar, roteirizar e gravar vídeos, desenvolvendo habilidades de comunicação e tecnologia. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos multimídia.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos estudados pode ser uma forma divertida de revisar o aprendizado. Os alunos podem criar perguntas e desafiar os colegas, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP08, que incentiva a revisão e a sistematização do conhecimento.

9. Criação de Resenhas de Livros

A criação de resenhas de livros lidos é uma forma de estimular a leitura crítica. Os alunos podem escrever sobre suas impressões, personagens e a mensagem do livro, desenvolvendo a capacidade de síntese e análise. Essa atividade atende à habilidade EF15LP09, que busca promover a leitura e a escrita reflexiva.

10. Elaboração de Projetos de Leitura

A elaboração de projetos de leitura, onde os alunos escolhem um livro para ler e apresentar para a turma, é uma atividade que estimula o gosto pela leitura. Eles podem criar apresentações, discutir o livro e compartilhar suas opiniões. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP10, que incentiva a leitura e a troca de experiências literárias.