15 Ideias de Atividades (BNCC) português 5º ano

1. Produção de Texto Criativo

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos, utilizando personagens e cenários que eles mesmos desenham. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias, além de trabalhar a estrutura narrativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Proponha a leitura de diferentes poemas e, em seguida, peça aos alunos que escolham um para interpretar em grupo. Eles podem apresentar a interpretação através de encenações ou dramatizações. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organize um debate sobre um tema atual que envolva questões sociais, como meio ambiente ou cidadania. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade incentiva a leitura crítica e a escrita reflexiva, além de permitir que os alunos interajam com um público maior. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04.

5. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolva um jogo de palavras cruzadas utilizando vocabulário aprendido em sala de aula. Essa atividade ajuda na fixação de palavras e amplia o conhecimento lexical dos alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05.

6. Análise de Contos de Fadas

Peça aos alunos que analisem diferentes contos de fadas, identificando elementos como moral da história e personagens. Eles podem criar um painel com suas análises e comparações. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos explicativos sobre temas abordados em aula, como gramática ou literatura. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e uso de tecnologia. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Proponha que os alunos criem cartazes sobre um tema literário, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08.

9. Leitura Dramática

Realize uma leitura dramática de uma peça de teatro, onde os alunos assumem diferentes papéis. Essa atividade ajuda a desenvolver a expressividade e a compreensão de textos teatrais. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09.

10. Criação de um Dicionário Ilustrado

Os alunos podem criar um dicionário ilustrado com palavras novas que aprenderam, incluindo definições e desenhos. Essa atividade promove o aprendizado de vocabulário e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10.