15 Ideias de Atividades (BNCC) de português 5º ano leitura

1. Leitura de Contos de Fadas

Proponha aos alunos a leitura de contos de fadas clássicos, como “Cinderela” ou “Chapeuzinho Vermelho”. Após a leitura, os alunos devem identificar os elementos principais da narrativa, como personagens, enredo e moral da história. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos baseadas em contos que leram. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do texto, além de trabalhar a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Debate sobre Livros Lidos

Organize um debate em sala sobre os livros lidos pelos alunos. Cada aluno deve apresentar sua opinião sobre a obra, discutindo personagens e enredos. Essa atividade promove a habilidade EF15LP03, que incentiva a argumentação e a expressão de opiniões.

4. Análise de Poemas

Selecione poemas de autores brasileiros e peça aos alunos que analisem a linguagem e os sentimentos expressos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a interpretação de diferentes formas de linguagem poética.

5. Produção de Resenhas Literárias

Os alunos devem escrever resenhas sobre os livros que leram, destacando o que mais gostaram e o que não gostaram. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos opinativos e críticos.

6. Criação de um Blog de Leitura

Incentive os alunos a criar um blog onde possam compartilhar suas leituras e opiniões sobre os livros. Essa atividade estimula a escrita e a habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

7. Jogo de Perguntas sobre Livros

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre os livros lidos. Os alunos podem se dividir em grupos e competir para ver quem sabe mais sobre as obras. Essa atividade promove a habilidade EF15LP07, que envolve a compreensão e interpretação de textos.

8. Leitura Dramática

Realize uma leitura dramática de um texto, onde os alunos interpretam os personagens. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP08, que trata da leitura expressiva e da interpretação de textos literários.

9. Criação de um Dicionário de Palavras Novas

Peça aos alunos que façam um dicionário com palavras novas que encontraram nas leituras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve o enriquecimento do vocabulário e a compreensão de novas palavras.

10. Elaboração de Mapas Conceituais

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre os temas abordados nos livros lidos, relacionando personagens e eventos. Essa atividade estimula a habilidade EF15LP10, que envolve a organização de ideias e a construção de conhecimento.