15 Ideias de Atividades (BNCC) de português 3º ano do ensino fundamental

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e o uso da linguagem escrita. Os alunos devem se atentar à estrutura da história, com início, meio e fim, e utilizar diálogos para desenvolver a narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas com vocabulário aprendido em sala de aula. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar as definições e as palavras, promovendo a colaboração e o aprendizado lúdico. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Leitura e Interpretação de Textos

Selecionar um texto curto e realizar uma leitura em voz alta, seguida de perguntas de interpretação. Os alunos devem discutir em grupos as respostas e justificar suas opiniões. Essa atividade promove a compreensão leitora e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Poemas

Os alunos podem escrever poemas sobre temas livres ou sugeridos pelo professor. Essa atividade estimula a expressão artística e a sensibilidade literária. Após a produção, os alunos podem compartilhar seus poemas com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes informativos sobre um tema estudado, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade desenvolve habilidades de síntese e apresentação visual, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Contação de Histórias

Os alunos podem se revezar na contação de histórias, utilizando diferentes recursos como fantoches ou objetos que ajudem a ilustrar a narrativa. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Debate sobre Temas Relevantes

Organizar um debate sobre um tema relevante para os alunos, onde eles devem se preparar e apresentar argumentos. Essa atividade desenvolve a habilidade de argumentação e o respeito à opinião do outro. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Diários Pessoais

Os alunos devem manter um diário pessoal onde escrevem sobre suas experiências diárias. Essa atividade estimula a escrita reflexiva e a expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Rimas

Realizar jogos onde os alunos devem encontrar rimas para palavras específicas. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes propagandas, discutindo as estratégias utilizadas para atrair o público. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a interpretação de textos publicitários. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Fábulas

Os alunos devem criar suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e uma moral ao final. Essa atividade promove a criatividade e a reflexão sobre valores. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar uma peça de teatro de sombras, onde utilizam recortes de papel para contar uma história. Essa atividade estimula a expressão artística e a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir pequenos vídeos onde apresentam um tema estudado. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos devem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade estimula a criatividade e o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Entrevistas com Familiares

Os alunos podem entrevistar familiares sobre suas experiências e histórias de vida. Essa atividade promove a oralidade e a valorização da história pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP15.