15 Ideias de Atividades (BNCC) de português para 2º ano ensino fundamental

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade fundamental é a leitura de textos curtos, como contos ou fábulas, que estimulem a interpretação. Os alunos podem ser divididos em grupos para discutir o que entenderam e quais foram os principais personagens e eventos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventaram. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de trabalhar a sequência lógica dos eventos. Está relacionada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

3. Jogo de Rimas

Promova um jogo em que os alunos devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade pode ser feita em grupos e ajuda a desenvolver a consciência fonológica, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da exploração de rimas e sons das palavras.

4. Produção de Poemas

Estimule os alunos a escreverem poemas sobre temas que eles gostam, como natureza ou amizade. Após a produção, os alunos podem compartilhar seus poemas com a turma. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos poéticos.

5. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou profissões. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando cada uma delas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP05, que envolve a ampliação do vocabulário.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão corporal, além de promover o trabalho em equipe. Está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção e a apreciação de diferentes formas de arte.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre um texto lido em sala. Os alunos devem responder de forma oral ou escrita, promovendo a compreensão e a análise crítica do texto. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que trata da análise de informações em textos.

8. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre um tema estudado, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos informativos.

9. Leitura Dramática

Realize uma leitura dramática de um texto, onde os alunos interpretam diferentes personagens. Essa atividade ajuda a desenvolver a entonação e a expressividade na leitura, além de promover a empatia. Está relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a leitura expressiva de textos.

10. Jogo de Sinônimos e Antônimos

Crie um jogo onde os alunos devem encontrar sinônimos e antônimos de palavras apresentadas. Essa atividade ajuda a enriquecer o vocabulário e a compreensão das palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que trata do uso de sinônimos e antônimos em diferentes contextos.