15 Ideias de Atividades (BNCC) de português do 2º ano ensino fundamental

1. Jogo de Rimas

Uma atividade lúdica que envolve a criação de rimas. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar poesias curtas utilizando palavras que rimam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de desenvolver a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem trazer livros de casa ou escolher livros da biblioteca da escola para contar histórias uns aos outros. Essa atividade promove a oralidade e a escuta atenta, além de incentivar a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem se reunir para criar um texto coletivo, onde cada um contribui com uma frase ou ideia. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita colaborativa e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou alimentos. Essa atividade ajuda a ampliar o vocabulário e a reconhecer palavras em diferentes contextos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem criar perguntas sobre um texto lido em sala e fazer um jogo de perguntas e respostas. Essa atividade estimula a compreensão leitora e a capacidade de formular perguntas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema estudado, utilizando imagens e palavras. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma história. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Leitura em Voz Alta

Os alunos podem escolher um texto para ler em voz alta para a turma. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência na leitura e a confiança ao falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogo da Memória com Palavras

Crie um jogo da memória utilizando palavras e suas definições. Essa atividade ajuda a fixar o vocabulário e a desenvolver a memória. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Atividade de Classificação de Palavras

Os alunos podem classificar palavras em categorias, como substantivos, verbos e adjetivos. Essa atividade ajuda a entender a função das palavras na construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Sinônimos e Antônimos

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar sinônimos e antônimos para palavras dadas. Essa atividade amplia o vocabulário e a compreensão das relações entre palavras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Poemas Visuais

Os alunos podem criar poemas que utilizem elementos visuais, como desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Debate sobre Temas Relevantes

Os alunos podem participar de um debate sobre um tema relevante, como meio ambiente ou amizade. Essa atividade desenvolve a argumentação e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogo de Palavras Cruzadas

Crie palavras cruzadas com palavras que foram estudadas em sala. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP15.