15 Ideias de Atividades (BNCC) Português 1º Ano Ensino Fundamental

1. Leitura de Histórias em Quadrinhos

Uma atividade divertida e envolvente é a leitura de histórias em quadrinhos. Os alunos podem escolher suas tirinhas favoritas e, em seguida, discutir os personagens e a trama. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Mini-Livros

Os alunos podem criar seus próprios mini-livros, ilustrando e escrevendo pequenas histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de trabalhar a habilidade EF15LP02, que foca na produção de textos.

3. Jogo de Rimas

Organizar um jogo de rimas em sala de aula é uma ótima maneira de trabalhar a sonoridade das palavras. Os alunos podem formar grupos e criar rimas com palavras que escolhem. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que aborda a consciência fonológica.

4. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que envolve a oralidade e a escuta atenta. Os alunos podem contar histórias que conhecem ou inventar novas narrativas. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP04, que enfatiza a produção e a recepção de narrativas orais.

5. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem participar de um jogo de palavras cruzadas utilizando vocabulário aprendido em sala. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo e está alinhada com a habilidade EF15LP05, que envolve a ampliação do repertório lexical.

6. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a expressão visual e escrita, relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos em diferentes suportes.

7. Brincadeira de “Quem Sou Eu?”

Nesta atividade, os alunos recebem cartões com personagens ou objetos e devem descrever suas características para que os colegas adivinhem. Essa dinâmica trabalha a habilidade EF15LP07, que envolve a descrição e a identificação de características de diferentes gêneros textuais.

8. Criação de Poemas

Os alunos podem ser incentivados a escrever poemas simples, explorando rimas e ritmos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos poéticos e a apreciação da linguagem.

9. Atividade de Leitura Compartilhada

Realizar uma leitura compartilhada de um livro em sala de aula permite que os alunos participem ativamente, comentando e fazendo perguntas. Essa prática está relacionada à habilidade EF15LP09, que enfatiza a leitura e a interpretação de textos coletivos.

10. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias, desenvolvendo a oralidade e a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP10, que envolve a produção e a interpretação de narrativas em diferentes formatos.