15 Ideias de Atividades (BNCC) plantas educação infantil

1. Criação de um Jardim Sensorial

Uma atividade que envolve a criação de um jardim sensorial permite que as crianças explorem diferentes texturas, cheiros e cores das plantas. Os alunos podem participar do plantio de ervas aromáticas, flores e vegetais, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01CG01, que aborda a exploração de diferentes elementos da natureza.

2. Observação de Plantas em Diferentes Estágios de Crescimento

Os alunos podem observar e registrar o crescimento de diferentes tipos de plantas ao longo do tempo. Essa atividade pode incluir a medição da altura das plantas e a descrição das mudanças que ocorrem. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EI02CG03, que incentiva a observação e a descrição de fenômenos naturais.

3. Pintura com Folhas e Flores

Utilizando folhas e flores como carimbos, as crianças podem criar obras de arte únicas. Essa atividade estimula a criatividade e a apreciação da natureza, além de ensinar sobre as partes das plantas. Está alinhada à habilidade BNCC EI03AR01, que envolve a expressão artística através de diferentes materiais.

4. Contação de Histórias sobre Plantas

Os professores podem contar histórias que envolvem plantas e seu papel na natureza, estimulando a imaginação e o interesse das crianças. Essa atividade pode incluir livros ilustrados e fantoches, promovendo a habilidade BNCC EI03LP01, que aborda a apreciação de diferentes formas de linguagem.

5. Experimentos com Germinação de Sementes

Realizar experimentos simples de germinação de sementes em algodão ou terra permite que as crianças vejam o processo de crescimento das plantas em ação. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EI02CG02, que envolve a investigação e a experimentação com os elementos da natureza.

6. Criação de um Herbário

As crianças podem coletar folhas e flores para criar um herbário, aprendendo sobre a classificação das plantas e suas características. Essa atividade promove a habilidade BNCC EI02CG04, que incentiva a pesquisa e a organização de informações sobre a natureza.

7. Jogo de Memória com Plantas

Desenvolver um jogo de memória utilizando imagens de diferentes plantas e suas características ajuda as crianças a aprender sobre biodiversidade de forma lúdica. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve jogos e brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo.

8. Visita a um Jardim Botânico

Organizar uma visita a um jardim botânico proporciona uma experiência prática e rica em aprendizado sobre diferentes espécies de plantas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI01CG02, que incentiva a exploração de ambientes naturais.

9. Criação de Cartazes Educativos sobre Plantas

As crianças podem criar cartazes informativos sobre diferentes tipos de plantas, suas partes e funções. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EI02LP02, que envolve a produção de textos informativos.

10. Plantio de uma Horta Escolar

O plantio de uma horta na escola permite que as crianças aprendam sobre a importância das plantas na alimentação e na sustentabilidade. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EI02CG01, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.