15 Ideias de Atividades (BNCC) planeta terra 4º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de abordar a localização dos continentes e oceanos. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE01.

2. Experimento sobre o Ciclo da Água

Realizar um experimento simples para demonstrar o ciclo da água. Os alunos podem usar uma garrafa PET, água e calor para observar a evaporação e a condensação. Habilidade BNCC: Ciências – EF04CI03.

3. Criação de um Terrário

Os alunos podem montar um terrário em sala de aula, aprendendo sobre os ecossistemas e a importância da preservação ambiental. Essa atividade pode incluir pesquisa sobre as plantas e animais que habitam diferentes biomas. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE03.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre o planeta Terra, suas características e fenômenos naturais. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar as perguntas, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE02.

5. Estudo das Camadas da Terra

Realizar uma atividade prática onde os alunos possam construir um modelo das camadas da Terra utilizando argila ou outros materiais. Essa atividade ajuda a visualizar a estrutura interna do planeta. Habilidade BNCC: Ciências – EF04CI02.

6. Pesquisa sobre Biomas Brasileiros

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os diferentes biomas do Brasil, apresentando suas características, fauna e flora. Essa atividade pode ser feita em grupos e culminar em uma apresentação oral. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE04.

7. Criação de um Jornal Ecológico

Os alunos podem criar um jornal ecológico, onde escreverão sobre questões ambientais, notícias sobre o planeta e dicas de preservação. Essa atividade estimula a escrita e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: Português – EF15LP01.

8. Mapa das Regiões do Brasil

Os alunos podem elaborar um mapa das regiões do Brasil, destacando suas características geográficas e culturais. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre as principais cidades e pontos turísticos. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE05.

9. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da sustentabilidade e como os alunos podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: Ciências – EF04CI04.

10. Criação de um Diário de Observação da Natureza

Os alunos podem criar um diário de observação da natureza, registrando suas descobertas durante passeios ao ar livre. Essa atividade estimula a curiosidade e a conexão com o meio ambiente. Habilidade BNCC: Ciências – EF04CI01.

11. Montagem de um Mapa Climático

Os alunos podem montar um mapa climático do Brasil, identificando as diferentes zonas climáticas e suas características. Essa atividade pode incluir pesquisa e apresentação em grupo. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE06.

12. Estudo sobre Recursos Naturais

Realizar uma atividade onde os alunos pesquisem sobre os recursos naturais do Brasil e sua importância para a economia e o meio ambiente. Essa atividade pode ser apresentada em forma de painel. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE07.

13. Criação de um Mapa de Riscos Ambientais

Os alunos podem criar um mapa de riscos ambientais da sua região, identificando áreas de risco e propondo soluções. Essa atividade estimula a análise crítica e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE08.

14. Experiência com Plantas

Os alunos podem realizar uma experiência com plantas, observando o crescimento em diferentes condições de luz e água. Essa atividade promove a observação científica e o entendimento dos fatores que influenciam a vida vegetal. Habilidade BNCC: Ciências – EF04CI05.

15. Criação de um Mapa de Sítios Naturais

Os alunos podem criar um mapa destacando os principais sítios naturais da sua região, como parques e reservas. Essa atividade pode incluir visitas a esses locais e a elaboração de um relatório sobre a importância da preservação. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE09.