15 Ideias de Atividades (BNCC) pega-pega

1. Pega-pega Tradicional

O pega-pega tradicional é uma atividade que envolve correr e se esconder. Para adaptá-lo à BNCC, os professores podem incluir habilidades como a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem se dividir em grupos, onde um deles será o “pegador” e os demais devem tentar escapar. Essa atividade pode ser realizada em um espaço amplo, como o pátio da escola, e deve ser supervisionada para garantir a segurança de todos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Pega-pega com Obstáculos

Nesta versão do pega-pega, os alunos devem correr e desviar de obstáculos previamente colocados no espaço de jogo. Essa atividade estimula a agilidade e a percepção espacial. Os professores podem criar um circuito com cones, cordas ou outros materiais, desafiando os alunos a completar o percurso sem serem pegos. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Pega-pega com Temas

Os professores podem criar temas para o pega-pega, como animais ou profissões. Cada aluno deve adotar o comportamento do tema escolhido enquanto joga. Isso não apenas torna a atividade mais divertida, mas também estimula a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Pega-pega em Duplas

Os alunos se organizam em duplas e, enquanto um membro da dupla tenta pegar os outros, o outro deve protegê-lo. Essa atividade promove a cooperação e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Pega-pega com Música

Ao som de uma música, os alunos devem correr e, quando a música parar, todos devem congelar. O “pegador” tenta pegar alguém que não esteja congelado. Essa atividade combina movimento e ritmo, além de trabalhar a escuta e a atenção. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Pega-pega com Cores

Nesta variação, o professor escolhe uma cor e os alunos que estiverem usando essa cor devem ser pegos. Essa atividade ajuda a trabalhar o reconhecimento de cores e estimula a observação. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Pega-pega com História

Os alunos devem criar uma história enquanto jogam. Cada vez que alguém é pego, deve adicionar uma frase à narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Pega-pega com Desafios

Os alunos que forem pegos devem realizar um desafio, como pular ou fazer uma dança, antes de voltar ao jogo. Essa variação adiciona um elemento de diversão e desafio, além de promover a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Pega-pega com Cartões

Cada aluno recebe um cartão com uma habilidade ou tarefa que deve realizar ao ser pego. Isso pode incluir atividades como “fazer uma pose de yoga” ou “contar uma piada”. Essa abordagem incentiva a criatividade e a expressão individual. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Pega-pega com Estações

Os alunos devem correr entre diferentes estações, onde cada uma oferece uma atividade diferente (como saltar, girar ou dançar). O “pegador” deve tentar pegar os alunos enquanto eles se movem entre as estações. Essa atividade promove a diversidade de movimentos e a exploração de diferentes habilidades físicas. Habilidade BNCC: EF15EF10.