15 Ideias de Atividades (BNCC) parlendas 2º ano

1. Criação de Parlendas Coletivas

Os alunos podem criar suas próprias parlendas em grupos. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de desenvolver habilidades de escrita. Os grupos devem apresentar suas parlendas para a turma, promovendo a oralidade e a expressão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Ilustração de Parlendas

Após a leitura de algumas parlendas clássicas, os alunos podem escolher uma para ilustrar. Essa atividade promove a interpretação de texto e a expressão artística. Os alunos podem expor suas ilustrações em uma galeria na sala de aula. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo da Memória com Parlendas

Crie um jogo da memória utilizando frases de parlendas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na fixação do conteúdo e na memorização. Essa atividade pode ser feita em duplas ou grupos pequenos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Roda de Conversa sobre Parlendas

Promova uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas parlendas favoritas. Essa atividade estimula a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas, além de desenvolver a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Vídeos com Parlendas

Os alunos podem criar pequenos vídeos encenando parlendas. Essa atividade integra tecnologia e criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Os vídeos podem ser apresentados para a turma ou compartilhados em uma plataforma online. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Mapa Mental de Parlendas

Os alunos podem elaborar um mapa mental sobre as características das parlendas. Essa atividade ajuda na organização do pensamento e na visualização das informações. O mapa pode ser feito em grupo e apresentado para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Música e Parlendas

Transforme parlendas em músicas. Os alunos podem criar melodias e cantar suas parlendas, o que ajuda na memorização e na diversão. Essa atividade pode ser realizada em grupos e apresentada em um pequeno show. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Caça-Palavras de Parlendas

Crie um caça-palavras com palavras-chave de parlendas. Essa atividade é divertida e estimula o raciocínio lógico, além de ajudar na fixação do vocabulário. Os alunos podem trabalhar individualmente ou em duplas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Teatro de Sombras com Parlendas

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando parlendas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de ser uma forma lúdica de trabalhar com o texto. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Debate sobre o Significado das Parlendas

Promova um debate sobre o significado e a importância das parlendas na cultura popular. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Cartazes de Parlendas

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos com parlendas e suas explicações. Essa atividade promove a pesquisa e a criatividade, além de resultar em um material que pode ser exposto na escola. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Parlendas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre parlendas. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem sabe mais sobre o tema. Essa atividade estimula a aprendizagem colaborativa e a revisão do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Quadrinhos com Parlendas

Os alunos podem criar quadrinhos que contem a história de uma parlenda. Essa atividade estimula a interpretação e a criatividade, além de ser uma forma divertida de trabalhar com o texto. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Análise de Parlendas em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que analisem diferentes parlendas, discutindo seus significados e contextos. Essa atividade promove a interpretação crítica e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de um Livro de Parlendas

Os alunos podem coletar parlendas e criar um livro ilustrado. Essa atividade envolve pesquisa, escrita e ilustração, resultando em um produto final que pode ser compartilhado com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP15.