15 Ideias de Atividades (BNCC) para volta das férias de julho

1. Criação de um Diário de Férias

Os alunos podem criar um diário onde registram suas experiências durante as férias de julho. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre o que vivenciaram. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros.

2. Apresentação de Projetos de Férias

Os estudantes podem desenvolver um pequeno projeto sobre uma atividade que realizaram nas férias. Eles devem apresentar para a turma, utilizando recursos visuais. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP02, que envolve a apresentação de ideias e informações de forma clara.

3. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Férias

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre as experiências de férias dos alunos pode ser uma forma divertida de relembrar os momentos vividos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP03, que trata da interação oral em situações de comunicação.

4. Criação de um Mapa das Férias

Os alunos podem desenhar um mapa que represente os lugares que visitaram durante as férias. Essa atividade estimula a criatividade e a geografia, alinhando-se à habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

5. Produção de Vídeos sobre as Férias

Os estudantes podem gravar pequenos vídeos contando sobre suas férias. Essa atividade incentiva o uso de tecnologia e a expressão oral, conectando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos multimídia.

6. Oficina de Artes: Criando Lembranças

Realizar uma oficina de artes onde os alunos criam lembranças das férias utilizando materiais recicláveis. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e produção artística.

7. Debate sobre Férias Sustentáveis

Promover um debate sobre como passar férias de forma sustentável. Essa atividade estimula o pensamento crítico e se alinha à habilidade EF15CI01, que aborda a discussão sobre questões ambientais.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem suas férias. Essa atividade desenvolve a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de narrativas em diferentes formatos.

9. Montagem de um Painel de Fotos

Os estudantes podem montar um painel com fotos das férias e descrever cada uma delas. Essa atividade estimula a escrita e a organização de ideias, conectando-se à habilidade EF15LP06, que trata da descrição de experiências pessoais.

10. Roda de Conversa sobre Aprendizados nas Férias

Realizar uma roda de conversa onde os alunos compartilham o que aprenderam durante as férias. Essa atividade promove a oralidade e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a interação em situações de diálogo.

11. Criação de um Blog de Férias

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências de férias. Essa atividade estimula a escrita e o uso de plataformas digitais, conectando-se à habilidade EF15LP08, que aborda a produção de textos para diferentes mídias.

12. Jogo de Memória com Fotos das Férias

Os estudantes podem criar um jogo de memória utilizando fotos das férias. Essa atividade é divertida e estimula a memória, alinhando-se à habilidade EF15MAT01, que envolve jogos e brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo.

13. Criação de Cartazes sobre Destinos Turísticos

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes sobre destinos turísticos que visitaram ou gostariam de visitar. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, conectando-se à habilidade EF15GE02, que envolve a pesquisa e apresentação de informações geográficas.

14. Contação de Histórias sobre as Férias

Os estudantes podem contar histórias sobre suas férias para os colegas. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que trata da produção e apreciação de narrativas.

15. Criação de um Álbum de Recordações

Os alunos podem criar um álbum de recordações das férias, incluindo fotos, desenhos e textos. Essa atividade estimula a organização e a criatividade, conectando-se à habilidade EF15AR02, que aborda a produção artística e a valorização de memórias.