15 Ideias de Atividades (BNCC) para Volta às Aulas Ensino Fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave (BNCC: EF15LP01)

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras-chave relacionadas ao conteúdo que será abordado no semestre. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.

2. Criação de um Mural de Ideias (BNCC: EF15AR01)

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um mural que represente suas expectativas para o ano letivo. Utilizando recortes de revistas, desenhos e colagens, eles expressam suas ideias e sentimentos, promovendo a criatividade e a expressão artística.

3. Debate sobre Regras da Sala de Aula (BNCC: EF15LP02)

Promover um debate onde os alunos discutem e estabelecem as regras da sala de aula. Essa atividade incentiva a participação ativa e o respeito às opiniões dos colegas, além de desenvolver habilidades de argumentação e escuta.

4. Caça ao Tesouro Literário (BNCC: EF15LP03)

Os professores podem organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar livros ou trechos literários escondidos pela escola. Cada pista pode conter uma pergunta sobre a obra, estimulando a leitura e a pesquisa.

5. Apresentação de Projetos Pessoais (BNCC: EF15LP04)

Os alunos devem preparar uma apresentação sobre um projeto pessoal que desejam desenvolver ao longo do ano. Essa atividade estimula a autoexpressão e o desenvolvimento de habilidades de apresentação e comunicação.

6. Oficina de Criação de Histórias em Quadrinhos (BNCC: EF15AR02)

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade incentiva a criatividade, a escrita e a ilustração, além de ser uma forma lúdica de aprender sobre narrativa.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a BNCC (BNCC: EF15LP05)

Uma atividade interativa onde os alunos respondem a perguntas sobre a BNCC e suas diretrizes. Isso ajuda a familiarizá-los com os conteúdos que serão abordados e a importância da educação no desenvolvimento pessoal e social.

8. Criação de um Diário de Bordo (BNCC: EF15LP06)

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram suas experiências e aprendizados ao longo do semestre. Essa atividade estimula a reflexão e a escrita, além de ajudar os professores a entenderem melhor o progresso de cada aluno.

9. Teatro de Fantoches sobre Temas Sociais (BNCC: EF15AR03)

Os alunos podem criar um teatro de fantoches abordando temas sociais relevantes. Essa atividade promove a empatia e a discussão sobre questões importantes, além de desenvolver habilidades de atuação e trabalho em equipe.

10. Experimentos Científicos Simples (BNCC: EF15CI01)

Os professores podem organizar uma série de experimentos científicos simples que os alunos podem realizar em grupos. Essa atividade estimula a curiosidade científica e o trabalho em equipe, além de proporcionar uma compreensão prática dos conceitos abordados nas aulas de ciências.

11. Jogo de Tabuleiro sobre História (BNCC: EF15HI01)

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que aborde eventos históricos importantes. Essa atividade incentiva a pesquisa e a colaboração, além de tornar o aprendizado da história mais dinâmico e divertido.

12. Produção de Vídeos Educativos (BNCC: EF15LP07)

Os alunos podem trabalhar em grupos para produzir vídeos educativos sobre temas que aprenderam. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação, criatividade e trabalho em equipe, além de ser uma forma moderna de compartilhar conhecimento.

13. Criação de um Blog da Turma (BNCC: EF15LP08)

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências, aprendizados e projetos. Essa atividade estimula a escrita, a criatividade e o uso de tecnologia, além de promover a interação entre os alunos e a comunidade escolar.

14. Atividades de Leitura Compartilhada (BNCC: EF15LP09)

Os professores podem organizar sessões de leitura compartilhada, onde alunos leem em voz alta para seus colegas. Essa atividade promove a fluência na leitura e a apreciação literária, além de fortalecer os laços entre os alunos.

15. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade (BNCC: EF15CI02)

Os alunos podem criar cartazes que abordem a importância da sustentabilidade e como podem contribuir para um mundo melhor. Essa atividade estimula a consciência ambiental e a criatividade, além de promover discussões sobre a responsabilidade social.