15 Ideias de Atividades (BNCC) para volta às aulas na educação infantil

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que estimula a memória e o raciocínio lógico das crianças. Os alunos devem criar pares de cartões com números e suas representações visuais, como objetos ou desenhos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01 da BNCC, que aborda a identificação e a representação de números.

2. Contação de Histórias Interativa

Os professores podem escolher uma história e envolver as crianças na contação, utilizando fantoches ou objetos que representem os personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a linguagem oral, alinhando-se à habilidade EF15LP01 da BNCC, que trata da produção e interpretação de textos orais.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

As crianças podem criar obras de arte utilizando materiais recicláveis, como papel, garrafas e caixas. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR01 da BNCC, que incentiva a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

4. Caça ao Tesouro de Palavras

Os alunos recebem pistas que os levam a encontrar palavras escondidas pela sala. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a leitura e a compreensão de diferentes gêneros textuais.

5. Dança das Cadeiras com Temas Educativos

Uma versão do clássico jogo que pode incluir perguntas sobre temas estudados. Quando a música parar, quem ficar sem cadeira deve responder a uma pergunta. Essa atividade promove o aprendizado lúdico, alinhando-se à habilidade EF15EF01 da BNCC, que aborda a prática de atividades corporais.

6. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR02 da BNCC, que incentiva a produção de obras coletivas.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experiências simples, como a mistura de cores com tintas ou a observação de reações químicas com vinagre e bicarbonato, pode despertar a curiosidade científica das crianças. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01 da BNCC, que envolve a investigação e a experimentação.

8. Jogos de Raciocínio Lógico

Atividades como quebra-cabeças ou jogos de tabuleiro que exigem estratégia e planejamento ajudam a desenvolver o raciocínio lógico. Essas atividades estão alinhadas à habilidade EF15MA02 da BNCC, que trata da resolução de problemas matemáticos.

9. Teatro de Fantoches

As crianças podem criar suas próprias histórias e apresentá-las utilizando fantoches. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a produção de textos orais e dramatizações.

10. Atividades de Jardinagem

Iniciar um pequeno jardim na escola pode ensinar as crianças sobre a natureza e a responsabilidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI02 da BNCC, que aborda a observação e o cuidado com o meio ambiente.