15 Ideias de Atividades (BNCC) para trabalhar o nome na educação infantil

1. Atividade de Identificação Pessoal

Uma das primeiras atividades que podem ser realizadas é a identificação pessoal. Os alunos devem criar um cartaz com seu nome, idade, e uma foto. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de se reconhecer e se apresentar, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01CG01). Além disso, pode-se incentivar a criatividade ao permitir que as crianças decorem seus cartazes com desenhos que representem seus interesses.

2. Jogo da Memória com Nomes

O jogo da memória é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para trabalhar os nomes das crianças. Crie cartões com os nomes dos alunos e imagens que os representem. Ao jogar, as crianças devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade desenvolve a memória e a atenção, além de promover a interação entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01EF02).

3. Música dos Nomes

Transformar os nomes das crianças em uma canção é uma excelente maneira de trabalhar a musicalidade e a linguagem. Os alunos podem criar uma melodia simples e cantar seus nomes, incentivando a participação de todos. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01EF03).

4. Livro dos Nomes

Os alunos podem criar um livro coletivo onde cada um apresenta seu nome e uma breve descrição sobre si. Essa atividade promove a escrita e a leitura, além de fortalecer os laços entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é (EI01EF04), que foca na produção de textos orais e escritos.

5. Caça ao Nome

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são baseadas nos nomes dos alunos. Cada pista pode levar a uma nova atividade ou a um local específico da sala. Essa atividade estimula a resolução de problemas e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01EF05).

6. Desenho do Nome

Peça para que cada aluno desenhe seu nome de maneira criativa, utilizando diferentes materiais como tintas, lápis de cor e colagens. Essa atividade estimula a expressão artística e a motricidade fina, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01CG02).

7. Histórias com Nomes

Os alunos podem criar pequenas histórias onde seus nomes são os protagonistas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de promover a leitura e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01EF06).

8. Cartões de Apresentação

Cada aluno pode criar um cartão de apresentação que inclua seu nome, uma foto e uma informação sobre si. Esses cartões podem ser trocados entre os alunos, promovendo a socialização e a apresentação pessoal, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01EF07).

9. Teatro dos Nomes

Organize uma pequena peça de teatro onde cada aluno representa um personagem que tem o mesmo nome que ele. Essa atividade estimula a expressão corporal e a oralidade, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01EF08).

10. Jogo de Rimas com Nomes

Crie um jogo onde os alunos devem encontrar rimas para seus nomes. Essa atividade estimula a consciência fonológica e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC (EI01EF09).