15 Ideias de Atividades (BNCC) para trabalhar o nome

A primeira atividade que pode ser realizada é a criação de um mural colaborativo onde os alunos escrevem seus nomes de forma criativa. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos. Os alunos podem utilizar diferentes materiais, como recortes de revistas, canetinhas e tintas, para expressar suas identidades através de seus nomes.

A segunda ideia é a atividade de “Nome em Movimento”, onde os alunos devem criar uma coreografia que represente as letras de seus nomes. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15AR01 da BNCC, que incentiva a expressão corporal e a dança. Os alunos podem trabalhar em grupos e apresentar suas coreografias para a turma, promovendo a interação e o respeito às diferenças.

Outra proposta é a “História do Meu Nome”, onde cada aluno deve pesquisar a origem e o significado de seu nome e apresentá-lo para a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que trata da leitura e interpretação de textos. Os alunos podem criar um pequeno texto ou apresentação em slides para compartilhar suas descobertas.

A quarta atividade é a “Caça ao Nome”, onde os alunos devem encontrar nomes de pessoas famosas e relacioná-los a suas contribuições para a sociedade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15HI01, que aborda a história e a cultura. Os alunos podem fazer uma pesquisa em grupo e apresentar suas descobertas em um cartaz.

A quinta ideia é a “Arte com Nomes”, onde os alunos devem criar uma obra de arte utilizando as letras de seus nomes. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15AR02, que incentiva a criação artística. Os alunos podem usar diferentes técnicas, como pintura, colagem e desenho, para expressar sua criatividade.

A sexta atividade é a “Roda de Nomes”, onde os alunos se reúnem em círculo e compartilham histórias ou curiosidades sobre seus nomes. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP03, que trata da oralidade e da escuta. Os alunos devem respeitar o tempo de fala de cada um e aprender a ouvir as histórias dos colegas.

A sétima ideia é a “Jogo dos Nomes”, onde os alunos devem criar um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre seus nomes e significados. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15MA01, que aborda a resolução de problemas. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver o jogo e depois jogá-lo com a turma.

A oitava atividade é a “Poema do Meu Nome”, onde os alunos devem criar um poema utilizando as letras de seus nomes como inspiração. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP04, que incentiva a produção de textos poéticos. Os alunos podem compartilhar seus poemas em uma apresentação para a turma.

A nona ideia é a “Entrevista com o Nome”, onde os alunos devem entrevistar um familiar sobre a escolha do seu nome e a história por trás dele. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos orais. Os alunos podem apresentar suas entrevistas em formato de vídeo ou áudio.

Por fim, a décima atividade é a “Música do Meu Nome”, onde os alunos devem criar uma canção que inclua seus nomes e suas histórias. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR03, que aborda a criação musical. Os alunos podem trabalhar em grupos e apresentar suas músicas para a turma, promovendo a criatividade e a colaboração.