15 Ideias de Atividades (BNCC) para trabalhar meio ambiente educação infantil

1. Criação de um Jardim Sensorial

Uma atividade que envolve a criação de um jardim sensorial pode ser uma excelente forma de trabalhar o meio ambiente com crianças da educação infantil. Os alunos podem participar do plantio de diferentes tipos de plantas, como ervas aromáticas e flores, estimulando os sentidos através do toque, cheiro e visão. Essa atividade está alinhada à habilidade EI01CG03 da BNCC, que trata do reconhecimento e cuidado com a natureza.

2. Coleta Seletiva de Lixo

Realizar uma atividade de coleta seletiva dentro da escola é uma forma prática de ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem. Os alunos podem aprender a separar materiais recicláveis e não recicláveis, além de entender o impacto do lixo no meio ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI01ET04 da BNCC, que aborda a importância da preservação ambiental.

3. Contação de Histórias sobre a Natureza

A contação de histórias que envolvem temas ambientais pode despertar o interesse das crianças pela natureza. Professores podem utilizar livros que abordem a fauna e flora brasileira, promovendo discussões sobre a preservação. Essa atividade está alinhada à habilidade EI01LP03 da BNCC, que incentiva a apreciação de diferentes gêneros textuais.

4. Experimentos com Água

Realizar experiências simples com água, como a evaporação e a filtragem, pode ajudar as crianças a entenderem a importância desse recurso natural. Os alunos podem observar como a água se transforma e a necessidade de preservá-la. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI01CN01 da BNCC, que trata da exploração de fenômenos naturais.

5. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes que promovam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre práticas sustentáveis no dia a dia. Está alinhada à habilidade EI01EF02 da BNCC, que envolve a expressão artística e a comunicação de ideias.

6. Passeio Ecológico

Um passeio em um parque ou reserva natural pode proporcionar uma experiência rica em aprendizado sobre o meio ambiente. Durante a visita, os alunos podem observar diferentes espécies de plantas e animais, além de discutir a importância da conservação desses habitats. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI01CI03 da BNCC, que aborda a observação e a exploração do ambiente.

7. Jogo de Memória sobre Animais em Extinção

Desenvolver um jogo de memória com imagens de animais em extinção pode ser uma forma divertida de ensinar as crianças sobre a biodiversidade e a necessidade de preservação. Essa atividade está alinhada à habilidade EI01EF03 da BNCC, que incentiva o conhecimento sobre a fauna e flora do Brasil.

8. Plantio de Árvores

Organizar uma atividade de plantio de árvores na escola ou em um espaço comunitário pode ser uma excelente forma de engajar os alunos na preservação ambiental. Eles podem aprender sobre a importância das árvores para o ecossistema. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI01CG02 da BNCC, que trata do cuidado e respeito com a natureza.

9. Criação de um Diário do Meio Ambiente

Os alunos podem criar um diário onde registram suas observações sobre a natureza ao longo do tempo. Essa atividade estimula a curiosidade e a reflexão sobre as mudanças no meio ambiente. Está alinhada à habilidade EI01LP04 da BNCC, que envolve a produção de textos e registros pessoais.

10. Teatro de Fantoches sobre a Natureza

Realizar uma apresentação de teatro de fantoches com temas ambientais pode ser uma forma lúdica de ensinar sobre a importância da preservação. Os alunos podem criar os fantoches e desenvolver a história, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI01EF01 da BNCC, que incentiva a expressão artística e a comunicação.