15 Ideias de Atividades (BNCC) para Trabalhar Leitura e Escrita

1. Leitura Compartilhada de Histórias

A leitura compartilhada é uma prática que envolve a leitura de um texto em voz alta, onde o professor e os alunos interagem com a narrativa. Essa atividade estimula a compreensão e a interpretação de textos, além de promover o gosto pela leitura. Os alunos podem discutir os personagens, o enredo e as mensagens da história, desenvolvendo habilidades de análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um texto coletivo, como uma história ou um poema. Essa atividade incentiva a colaboração e a troca de ideias, além de desenvolver a escrita criativa. O professor pode orientar os alunos a revisarem e editarem o texto em conjunto, promovendo a reflexão sobre o processo de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Os jogos de palavras cruzadas são uma excelente maneira de trabalhar vocabulário e ortografia. O professor pode criar palavras cruzadas com termos relacionados a um tema específico estudado em sala de aula. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a busca por informações, além de tornar o aprendizado mais lúdico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines, que são revistas feitas por eles mesmos, abordando temas de interesse. Essa atividade envolve pesquisa, escrita e design, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e criatividade. O fanzine pode incluir entrevistas, resenhas de livros e ilustrações, promovendo a leitura e a escrita de forma integrada. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debate sobre Livros Lidos

Organizar um debate sobre livros lidos é uma forma eficaz de desenvolver a argumentação e a expressão oral dos alunos. O professor pode escolher um livro e, após a leitura, promover uma discussão onde os alunos possam apresentar suas opiniões e argumentos. Essa atividade estimula a análise crítica e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Diários de Leitura

Os diários de leitura são uma ferramenta que permite aos alunos registrarem suas impressões sobre os livros que leem. Nessa atividade, os alunos podem escrever sobre os personagens, enredos e suas emoções durante a leitura. O diário pode incluir desenhos e colagens, tornando a atividade mais interativa e pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral. Os alunos podem criar suas próprias histórias e encenar utilizando fantoches. Essa atividade promove a leitura de roteiros e a interpretação de personagens, além de ser uma forma divertida de trabalhar a linguagem oral. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes tipos de propagandas, discutindo as estratégias utilizadas para atrair o público. Essa atividade desenvolve a habilidade crítica e a interpretação de textos visuais e verbais. O professor pode incentivar os alunos a criarem suas próprias propagandas, aplicando o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que envolve a narração oral de contos e fábulas. Os alunos podem se revezar na contação, desenvolvendo a habilidade de falar em público e a criatividade. Essa atividade também estimula a escuta ativa e a imaginação, além de promover o gosto pela literatura. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Blogues de Classe

Os alunos podem criar um blogue da turma, onde poderão publicar textos, resenhas e reflexões sobre o que aprenderam. Essa atividade integra a escrita e a tecnologia, permitindo que os alunos compartilhem suas produções com um público maior. O professor pode orientar sobre a escrita para a web e a importância da revisão. Habilidade BNCC: EF15LP10.