15 Ideias de Atividades (BNCC) para trabalhar corpo humano na educação infantil

1. Montando o Quebra-Cabeça do Corpo Humano

Uma atividade divertida e educativa é montar um quebra-cabeça do corpo humano. Os alunos podem trabalhar em grupos para montar as peças, aprendendo sobre as diferentes partes do corpo e suas funções. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a identificação das partes do corpo humano.

2. Desenhando o Corpo Humano

Os alunos podem desenhar o corpo humano em uma folha de papel, identificando as principais partes como cabeça, tronco, braços e pernas. Essa atividade estimula a criatividade e a observação, além de estar relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a expressão artística.

3. Jogo da Memória das Partes do Corpo

Crie um jogo da memória utilizando cartões com imagens das partes do corpo e seus nomes. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade é excelente para reforçar o vocabulário e está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que trata da leitura e interpretação de imagens.

4. Dança das Partes do Corpo

Organize uma dança onde as crianças devem imitar os movimentos de diferentes partes do corpo. Essa atividade promove a coordenação motora e o conhecimento sobre o corpo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a expressão corporal e a dança.

5. Experiência com os Sentidos

Realize uma atividade onde os alunos possam explorar os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Eles podem experimentar diferentes texturas, cheiros e sabores, aprendendo sobre como os sentidos funcionam. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a exploração dos sentidos.

6. Mapa do Corpo Humano

Os alunos podem criar um mapa do corpo humano em cartolina, colando imagens ou desenhando as partes do corpo. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre a anatomia humana e está alinhada com a habilidade BNCC EF15CI01, que trata da identificação das partes do corpo.

7. Contação de Histórias sobre o Corpo Humano

Utilize livros infantis que abordem o corpo humano e faça uma contação de histórias. Após a leitura, promova uma discussão sobre o que foi aprendido. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

8. Experimentos com o Coração

Realize uma atividade simples para mostrar como o coração funciona. Utilize um balão para representar o coração e mostre como ele bombeia o sangue. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI03, que aborda o funcionamento do corpo humano.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre o corpo humano, onde os alunos devem responder questões sobre as partes do corpo e suas funções. Essa atividade estimula o aprendizado ativo e está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de conhecimento.

10. Atividade de Yoga para Crianças

Introduza os alunos ao yoga, ensinando posturas que representem diferentes partes do corpo. Essa atividade promove o relaxamento e a consciência corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que trata do desenvolvimento da consciência corporal e do bem-estar.