15 Ideias de Atividades (BNCC) para terceiro ano fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições, ou imagens que representem essas palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a aprendizagem de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias ou adaptar contos clássicos. Essa atividade desenvolve a criatividade, a expressão oral e a compreensão textual. Os professores podem incentivar o uso de fantoches ou ilustrações para tornar a contação mais dinâmica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Oficina de Artes

Promover uma oficina onde os alunos possam explorar diferentes técnicas de pintura, colagem e desenho. Essa atividade estimula a expressão artística e a coordenação motora. Os professores podem relacionar as obras criadas com temas estudados em sala. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos que possam ser feitos com materiais do dia a dia, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para criar uma reação efervescente. Essa atividade ensina conceitos básicos de química e estimula a curiosidade científica. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Leitura Compartilhada

Os alunos podem participar de sessões de leitura em grupo, onde cada um lê uma parte do texto. Essa prática melhora a fluência e a compreensão leitora, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um jornal que aborde temas relevantes para a turma, como eventos escolares e notícias do bairro. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, pesquisa e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Jogo de Tabuleiro Educativo

Os professores podem criar um jogo de tabuleiro que aborde conteúdos de matemática ou ciências. Os alunos jogam em grupos, respondendo perguntas e realizando desafios que reforçam o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15MA01.

8. Atividade de Matemática com Dinheiro

Simular uma loja onde os alunos possam “comprar” e “vender” produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ajuda os alunos a praticar operações matemáticas e a entender o valor do dinheiro. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Pesquisa sobre Animais

Os alunos podem escolher um animal para pesquisar e apresentar para a turma. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa, apresentação e conhecimento sobre a biodiversidade. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Criação de um Mapa Conceitual

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, organizando informações de forma visual. Essa atividade ajuda na compreensão e na retenção de conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

11. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma história, desenvolvendo habilidades de expressão corporal e oral. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR02.

12. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e dança em uma atividade que envolva o corpo e o ritmo. Os alunos podem aprender canções e coreografias, promovendo a coordenação motora e a socialização. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Experiência de Plantio

Os alunos podem participar de uma atividade de plantio, aprendendo sobre o ciclo das plantas e a importância da natureza. Essa prática desenvolve a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15CI03.

14. Jogo de Perguntas e Respostas

Os professores podem organizar um quiz sobre os conteúdos estudados, onde os alunos respondem perguntas em grupos. Essa atividade estimula a revisão de conteúdos e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem colaborar para criar um blog onde compartilham suas experiências, aprendizados e projetos. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, tecnologia e comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP07.