15 Ideias de Atividades (BNCC) para terceira série do ensino fundamental

1. Jogo de Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e suas definições, ou imagens e palavras correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias Interativa

Os alunos podem criar suas próprias histórias em grupos, utilizando elementos como personagens, cenários e enredos. Após a elaboração, cada grupo apresenta sua história para a turma, incentivando a criatividade e a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Colaborativa

Os alunos trabalham juntos para escrever um texto, onde cada um contribui com uma parte. Essa atividade estimula a escrita coletiva e o respeito às ideias dos colegas, além de desenvolver a habilidade de revisão. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para resolver. Cada resposta correta leva a uma nova pista, tornando a atividade dinâmica e desafiadora. Habilidade BNCC: EF15MA01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos que podem ser feitos com materiais simples, como a mistura de água e óleo para entender a densidade. Os alunos podem registrar suas observações em um caderno de ciências. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos escolhem um animal e pesquisam sobre suas características, habitat e alimentação. Em seguida, criam cartazes informativos que serão expostos na sala de aula, promovendo a pesquisa e a apresentação. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro com perguntas sobre conteúdos estudados. Essa atividade promove a revisão de forma divertida e estimula o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Atividades de Leitura em Voz Alta

Os alunos escolhem um livro e fazem a leitura em voz alta para a turma. Essa prática desenvolve a fluência na leitura e a confiança ao se apresentar em público. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Desenho e Pintura de Temas Livres

Os alunos têm a liberdade de desenhar e pintar sobre um tema de sua escolha, incentivando a expressão artística e a criatividade. Após a atividade, podem apresentar suas obras para a turma. Habilidade BNCC: EF15AR01.

10. Debate sobre Temas Relevantes

Os alunos escolhem um tema atual e realizam um debate em sala de aula. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover o respeito às opiniões divergentes. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Criação de um Diário de Classe

Os alunos mantêm um diário onde registram suas atividades diárias, reflexões e aprendizados. Essa prática estimula a escrita e a autoavaliação. Habilidade BNCC: EF15LP07.

12. Mapa Mental sobre um Tema Estudado

Os alunos criam mapas mentais sobre um tema específico, organizando as informações de forma visual. Essa técnica ajuda na memorização e compreensão do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

13. Atividades de Teatro

Os alunos podem encenar pequenas peças teatrais baseadas em histórias conhecidas ou criadas por eles. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

14. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências, textos e atividades realizadas. Essa atividade estimula a escrita e o uso da tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP09.

15. Visita a um Museu Virtual

Os alunos podem explorar museus virtuais, conhecendo obras de arte e história. Após a visita, podem discutir o que aprenderam e criar um projeto sobre o tema. Habilidade BNCC: EF15HI01.