15 Ideias de Atividades (BNCC) para surdos inclusão

1. Contação de Histórias em Libras

A contação de histórias é uma atividade rica em aprendizado e pode ser adaptada para alunos surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os professores podem selecionar contos clássicos e narrá-los utilizando Libras, estimulando a imaginação e a compreensão. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Jogos de Memória com Sinais

Os jogos de memória são uma excelente forma de ensinar vocabulário em Libras. Os professores podem criar cartões com imagens e seus respectivos sinais, promovendo a memorização e o reconhecimento. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a ampliação do repertório lexical dos alunos.

3. Atividades de Música e Movimento

Incorporar música e movimento nas aulas pode ser uma forma divertida de inclusão. Os alunos surdos podem participar de atividades rítmicas e de dança, utilizando a linguagem visual e a expressão corporal. Essa prática está ligada à habilidade BNCC EF15AR02, que propõe a exploração de diferentes formas de expressão artística.

4. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas relevantes, utilizando Libras para descrever as informações. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a comunicação visual. A habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a produção de textos informativos, é contemplada aqui.

5. Teatro em Libras

O teatro é uma forma poderosa de expressão e pode ser adaptado para alunos surdos. Os professores podem organizar peças teatrais onde os alunos atuem utilizando Libras, promovendo a inclusão e a valorização da cultura surda. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a criação e a fruição de produções artísticas.

6. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada de livros ilustrados, onde o professor utiliza Libras para narrar a história, é uma excelente forma de inclusão. Os alunos podem interagir e discutir sobre a narrativa, desenvolvendo a habilidade de interpretação. Essa prática se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que enfatiza a leitura e a interpretação de textos literários.

7. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing, onde os alunos assumem papéis em situações cotidianas, podem ser adaptados para incluir sinais e comunicação visual. Essa atividade promove a prática da Libras em contextos reais e está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a prática da oralidade e da interação social.

8. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a criar vídeos educativos em Libras sobre temas estudados. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a utilização de tecnologias, além de promover a inclusão. A habilidade BNCC EF15TE01, que envolve a produção de conteúdos digitais, é contemplada aqui.

9. Atividades de Artes Visuais

As aulas de artes visuais podem ser enriquecidas com a inclusão de Libras. Os alunos podem criar obras de arte e apresentar suas criações utilizando a linguagem de sinais, promovendo a expressão artística. Essa prática está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a apreciação e a produção de arte.

10. Debates e Discussões em Grupo

Organizar debates e discussões em grupo sobre temas relevantes pode ser uma forma de promover a inclusão. Os alunos surdos podem participar ativamente utilizando Libras, desenvolvendo habilidades argumentativas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP05, que enfatiza a prática da argumentação e do diálogo.