15 Ideias de Atividades (BNCC) para surdos

1. Jogo de Memória em Libras

Uma atividade que estimula a memória e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o jogo de memória. Os alunos podem criar cartas com imagens e sinais correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

2. Contação de Histórias em Libras

A contação de histórias é uma excelente maneira de desenvolver a linguagem e a imaginação. Professores podem utilizar livros ilustrados e narrar a história em Libras, promovendo a inclusão e a compreensão. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP15, que aborda a interpretação de textos.

3. Atividades Artísticas com Sinais

Os alunos podem criar obras de arte que representem sinais em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de reforçar a aprendizagem da língua. A habilidade EF15AR02 é contemplada, que trata da apreciação e produção de obras de arte.

4. Teatro em Libras

Promover uma peça de teatro onde os alunos se apresentem em Libras é uma forma divertida de praticar a língua. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP16, que envolve a produção de textos orais e escritos.

5. Jogos de Role-Playing

Os jogos de interpretação de papéis permitem que os alunos pratiquem Libras em situações cotidianas. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência na língua e a habilidade de comunicação, relacionada à habilidade EF15LP17, que trata da interação em diferentes contextos.

6. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem criar vídeos onde expliquem um tema de interesse em Libras. Essa atividade promove o uso da tecnologia e a prática da língua, alinhando-se à habilidade EF15LP18, que envolve a produção de textos multimídia.

7. Mapa Conceitual em Libras

Os alunos podem desenvolver mapas conceituais que representem visualmente um tema estudado, utilizando sinais em Libras. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização de ideias, relacionada à habilidade EF15CI01, que trata da construção de conceitos.

8. Música e Libras

Integrar músicas com a interpretação em Libras é uma maneira envolvente de ensinar a língua. Os alunos podem aprender a letra da música e apresentá-la em Libras, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que envolve a apreciação musical.

9. Debates em Libras

Realizar debates sobre temas relevantes permite que os alunos pratiquem a argumentação em Libras. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e pensamento crítico, relacionada à habilidade EF15LP19, que aborda a argumentação em textos orais e escritos.

10. Experimentos Científicos em Libras

Os alunos podem realizar experimentos científicos e apresentar os resultados em Libras. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado prático, alinhando-se à habilidade EF15CI02, que envolve a investigação científica.