15 Ideias de Atividades (BNCC) para Semana de Adaptação na Creche

1. Roda de Conversa sobre a Creche

Inicie a semana de adaptação com uma roda de conversa onde as crianças possam compartilhar suas expectativas e sentimentos sobre a nova experiência. Essa atividade promove a socialização e o desenvolvimento da linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Atividade de Apresentação Pessoal

Cada criança pode se apresentar utilizando um objeto que represente algo que gosta, como um brinquedo ou um livro. Essa atividade ajuda na construção da identidade e na valorização das individualidades. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Memória com Nomes

Crie um jogo de memória utilizando cartões com os nomes das crianças e suas fotos. Essa atividade estimula a memória e ajuda na familiarização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Pintura Coletiva

Organize uma pintura coletiva em um grande papel kraft. As crianças podem expressar suas emoções e trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades motoras e criativas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Contação de Histórias

Realize sessões de contação de histórias que abordem temas como amizade e acolhimento. Isso ajuda as crianças a entenderem melhor o ambiente da creche e a se sentirem mais seguras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Atividade de Música e Movimento

Promova uma atividade onde as crianças possam dançar e cantar músicas relacionadas à creche. Essa atividade estimula a expressão corporal e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Caça ao Tesouro

Organize uma caça ao tesouro dentro da creche, onde as crianças devem encontrar objetos que representam diferentes áreas da escola. Essa atividade promove a exploração e o conhecimento do espaço. Habilidade BNCC: EF15MA01.

8. Criação de um Mural de Boas-Vindas

As crianças podem participar da criação de um mural de boas-vindas, utilizando recortes e desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Brincadeiras de Faz de Conta

Proporcione momentos de brincadeiras de faz de conta, onde as crianças possam interpretar diferentes papéis. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento social e emocional. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Atividade de Jardinagem

Se possível, organize uma atividade de jardinagem onde as crianças possam plantar sementes. Essa experiência prática ensina sobre a natureza e a responsabilidade. Habilidade BNCC: EF15CI01.

11. Jogos de Grupo

Realize jogos de grupo que incentivem a cooperação, como o jogo da cadeira ou o jogo do lenço. Essas atividades ajudam a desenvolver o espírito de equipe e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF02.

12. Criação de um Livro Coletivo

As crianças podem contribuir com desenhos e pequenas histórias para criar um livro coletivo da turma. Essa atividade estimula a criatividade e a linguagem escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

13. Atividade Sensorial com Texturas

Monte estações sensoriais com diferentes texturas para que as crianças possam explorar. Essa atividade é importante para o desenvolvimento sensorial e motor. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Dinâmica do Abraço

Realize uma dinâmica onde as crianças se abraçam e compartilham algo que gostam. Essa atividade promove a empatia e a construção de vínculos afetivos. Habilidade BNCC: EF15EF03.

15. Atividade de Desenho Livre

Ofereça materiais de desenho para que as crianças possam expressar suas emoções e experiências. Essa atividade estimula a criatividade e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15AR04.