15 Ideias de Atividades (BNCC) para segundo ano séries iniciais

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a identificação de palavras em diferentes contextos.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias em grupos e apresentá-las para a turma. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de comunicação, além de estar relacionada à habilidade EF15LP02, que aborda a produção de textos orais e escritos.

3. Atividade de Matemática com Brinquedos

Utilizar brinquedos para ensinar conceitos matemáticos, como adição e subtração. Os alunos podem contar, agrupar e realizar operações simples com os brinquedos. Essa prática está alinhada com a habilidade EF02MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

4. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar diferentes animais e criar cartazes informativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF02CI01, que envolve a pesquisa e a comunicação de conhecimentos sobre o meio ambiente.

5. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina onde os alunos possam criar obras de arte utilizando materiais recicláveis. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental, relacionada à habilidade EF02AR01, que aborda a apreciação e a produção artística.

6. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam. Essa atividade ajuda a desenvolver o senso fonológico e está alinhada com a habilidade EF15LP03, que envolve a exploração de rimas e sonoridades na língua portuguesa.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, para observar a separação de líquidos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI02, que envolve a observação e a experimentação no ensino de ciências.

8. Leitura Compartilhada

Promover momentos de leitura compartilhada, onde o professor lê um livro e os alunos discutem a história. Essa prática está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a interpretação de textos literários.

9. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que aborda a produção de textos pessoais.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos de matemática e português. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e está alinhada com as habilidades EF02MA02 e EF15LP06, que envolvem a resolução de problemas e a leitura de diferentes gêneros textuais.