15 Ideias de Atividades (BNCC) para retorno das férias

1. Jogo de Memória sobre a BNCC

Uma atividade divertida que pode ser realizada em sala de aula é o jogo de memória. Os alunos podem criar pares de cartas que contenham habilidades da BNCC e suas respectivas descrições. Essa atividade estimula a memorização e a compreensão das competências que devem ser desenvolvidas ao longo do ano letivo. As habilidades podem ser retiradas do documento da BNCC, como por exemplo, EF02MA05, que trata sobre a resolução de problemas envolvendo adição e subtração.

2. Criação de um Mural de Expectativas

Os alunos podem criar um mural onde expressam suas expectativas para o novo semestre. Essa atividade pode incluir desenhos, colagens e frases que representem o que eles esperam aprender. Essa prática está alinhada com a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos, permitindo que os alunos se expressem de forma criativa e reflexiva.

3. Debate sobre as Férias

Promover um debate em sala de aula sobre as experiências de férias dos alunos pode ser uma ótima maneira de iniciar o semestre. Os alunos podem compartilhar suas histórias e aprender a argumentar e respeitar opiniões diferentes, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a participação em discussões e debates.

4. Oficina de Artes: Recriação de Momentos de Férias

Os alunos podem participar de uma oficina de artes onde recriam momentos marcantes de suas férias através de desenhos ou colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de estar alinhada com a habilidade EF02AR01, que trata da apreciação e produção de obras de arte.

5. Leitura Compartilhada de Livros sobre Férias

Realizar uma leitura compartilhada de livros que abordam o tema férias pode ser uma excelente forma de engajar os alunos. Após a leitura, os alunos podem discutir o que aprenderam e como se sentiram. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

6. Criação de um Diário de Férias

Os alunos podem ser incentivados a criar um diário onde registram suas experiências de férias. Essa atividade não só desenvolve a escrita, mas também a reflexão pessoal, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos pessoais e narrativos.

7. Apresentação de Projetos sobre Destinos de Férias

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre diferentes destinos de férias, incluindo aspectos culturais, geográficos e históricos. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF15GE01, que envolve a análise de diferentes espaços geográficos.

8. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a BNCC

Um jogo de perguntas e respostas sobre a BNCC pode ser uma maneira divertida de revisar as habilidades que serão trabalhadas ao longo do semestre. Os alunos podem se dividir em grupos e competir para ver quem responde mais perguntas corretamente, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a compreensão de informações em diferentes contextos.

9. Criação de um Vídeo sobre as Férias

Os alunos podem ser desafiados a criar um vídeo curto que resuma suas férias. Essa atividade envolve planejamento, gravação e edição, desenvolvendo habilidades tecnológicas e de comunicação, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que envolve a utilização de diferentes mídias para a produção de conhecimento.

10. Mapa Conceitual sobre Aprendizados das Férias

Os alunos podem criar um mapa conceitual que represente o que aprenderam durante as férias. Essa atividade estimula a organização do pensamento e a visualização de conexões entre ideias, alinhando-se à habilidade EF15MA01, que envolve a representação de informações de diferentes formas.