15 Ideias de Atividades (BNCC) escrita do nome

1. Jogo de Palavras com Temas da BNCC

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de palavras cruzadas ou caça-palavras utilizando termos e conceitos abordados na BNCC. Os alunos podem trabalhar em grupos para pesquisar e criar as palavras, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a produção de textos.

2. Debate sobre Direitos e Deveres

Organizar um debate em sala de aula sobre os direitos e deveres dos cidadãos, estimulando a argumentação e o pensamento crítico. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação, conforme a habilidade EF15CI01.

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas relevantes da comunidade escolar e da sociedade, como meio ambiente, saúde e cidadania. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15LP02.

4. Projeto de Sustentabilidade

Desenvolver um projeto que envolva práticas sustentáveis na escola, como a reciclagem de materiais ou a criação de uma horta. Os alunos podem pesquisar sobre a importância da sustentabilidade e apresentar suas ideias para a comunidade escolar, alinhando-se à habilidade EF15CI02.

5. Teatro de Fantoches sobre Histórias da Cultura Brasileira

Os alunos podem criar e apresentar um teatro de fantoches que conte histórias da cultura brasileira, promovendo a valorização da diversidade cultural. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção artística.

6. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples em sala de aula para explorar conceitos científicos, como reações químicas ou propriedades da água. Os alunos devem formular hipóteses e registrar os resultados, desenvolvendo habilidades científicas conforme a habilidade EF15CI03.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas abordados na BNCC, utilizando recursos digitais. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF15ET01, que envolve a produção de conteúdos digitais.

8. Mapa Conceitual sobre a História do Brasil

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual que sintetize os principais eventos da história do Brasil, promovendo a organização do conhecimento e a conexão entre os temas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15HI01.

9. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde os alunos compartilham livros e discutem suas histórias e personagens. Essa atividade promove a leitura e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP03.

10. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde compartilham suas produções textuais e reflexões sobre temas da BNCC. Essa atividade estimula a escrita e a interação digital, alinhando-se à habilidade EF15LP04.

11. Jogo de Simulação de Mercado

Realizar um jogo de simulação de mercado onde os alunos aprendem sobre economia e consumo consciente. Eles podem criar produtos e simular vendas, desenvolvendo habilidades de matemática e cidadania, conforme a habilidade EF15MA01.

12. Pesquisa de Campo sobre a Comunidade

Os alunos podem realizar uma pesquisa de campo na comunidade para identificar problemas e propor soluções. Essa atividade estimula a pesquisa e o envolvimento social, alinhando-se à habilidade EF15CI04.

13. Criação de Cartazes sobre Saúde

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas de saúde, como alimentação saudável e prevenção de doenças. Essa atividade promove a pesquisa e a conscientização, alinhando-se à habilidade EF15SA01.

14. Contação de Histórias

Promover uma atividade de contação de histórias, onde os alunos podem compartilhar narrativas de diferentes culturas. Essa prática estimula a oralidade e a valorização da diversidade cultural, alinhando-se à habilidade EF15LP05.

15. Experiência de Aprendizagem em Grupo

Os alunos podem participar de uma experiência de aprendizagem em grupo, onde trabalham juntos para resolver um problema real da escola ou da comunidade. Essa atividade promove a colaboração e o desenvolvimento de competências socioemocionais, alinhando-se à habilidade EF15SE01.