15 Ideias de Atividades (BNCC) para primeiro dia educação infantil

1. Apresentação Pessoal com Desenhos

Uma atividade divertida e interativa é a apresentação pessoal através de desenhos. Cada criança pode desenhar algo que represente a si mesma, como um objeto favorito ou uma atividade que gosta de fazer. Essa atividade promove a expressão pessoal e a socialização entre os alunos, além de desenvolver habilidades motoras finas. Habilidade BNCC: EI01CG02.

2. Roda de Conversa sobre Expectativas

Realizar uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas expectativas para o ano letivo é uma excelente forma de promover a comunicação e a escuta ativa. Os professores podem anotar as expectativas em um mural, criando um espaço visual que os alunos poderão consultar ao longo do ano. Habilidade BNCC: EI01CG03.

3. Jogo de Nome e Movimento

O jogo de nome e movimento é uma atividade lúdica que ajuda os alunos a se conhecerem melhor. Cada criança diz seu nome e realiza um movimento que a represente. Os demais alunos devem repetir o nome e o movimento. Essa atividade estimula a memória e a interação social. Habilidade BNCC: EI01CG01.

4. Criação de um Mural de Boas-Vindas

Os alunos podem colaborar na criação de um mural de boas-vindas, utilizando recortes, colagens e desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de deixar o ambiente mais acolhedor. Habilidade BNCC: EI01ET01.

5. Contação de Histórias

Uma sessão de contação de histórias é uma ótima maneira de iniciar o ano letivo. O professor pode escolher livros que abordem temas como amizade e diversidade. Após a leitura, os alunos podem discutir a história e compartilhar suas opiniões. Habilidade BNCC: EI01LP01.

6. Atividade de Música e Dança

Integrar música e dança ao primeiro dia de aula pode criar um ambiente alegre e descontraído. O professor pode ensinar uma canção simples e criar uma coreografia que todos possam acompanhar. Essa atividade promove a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI01C01.

7. Caça ao Tesouro de Boas-Vindas

Organizar uma caça ao tesouro com pistas espalhadas pela sala de aula ou pelo pátio da escola é uma forma divertida de apresentar o espaço escolar. As pistas podem incluir informações sobre as regras da sala e os materiais disponíveis. Habilidade BNCC: EI01ET03.

8. Jogo de Quebra-Gelo

Os jogos de quebra-gelo são essenciais para criar um clima de confiança entre os alunos. Uma sugestão é o jogo “Quem sou eu?”, onde cada aluno recebe uma etiqueta com o nome de um animal e deve fazer perguntas para descobrir qual é. Habilidade BNCC: EI01CG04.

9. Desenho Coletivo

Propor um desenho coletivo em um grande papel pode ser uma atividade muito envolvente. Os alunos podem trabalhar juntos para criar uma cena que represente a sala de aula ou a escola. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: EI01AR02.

10. Apresentação de Brinquedos

Os alunos podem trazer um brinquedo de casa e apresentá-lo para a turma, explicando por que é especial para eles. Essa atividade promove a oralidade e a escuta, além de permitir que os alunos compartilhem um pouco de suas vidas pessoais. Habilidade BNCC: EI01LP02.