15 Ideias de Atividades (BNCC) para primeiro dia de aula 1º ano

1. Apresentação Criativa

Uma atividade que promove a interação entre os alunos é a apresentação criativa. Cada aluno pode criar um cartaz ou uma apresentação digital sobre si mesmo, incluindo informações como nome, idade, hobbies e o que mais gostam de fazer. Essa atividade não só ajuda os alunos a se conhecerem melhor, mas também desenvolve habilidades de comunicação e expressão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Nomes

O jogo de nomes é uma atividade divertida que ajuda a memorizar os nomes dos colegas. Os alunos se sentam em círculo e, um por um, dizem seu nome e um adjetivo que comece com a mesma letra. Por exemplo, “Eu sou a Ana, a Alegre”. Essa dinâmica promove a socialização e a construção de um ambiente acolhedor. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro dentro da sala de aula ou na escola é uma excelente maneira de estimular o trabalho em equipe. Os alunos podem ser divididos em grupos e receber pistas que os levem a diferentes locais, onde encontrarão objetos ou informações. Essa atividade incentiva a colaboração e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA03.

4. Mural dos Sonhos

Os alunos podem criar um mural onde cada um coloca imagens ou palavras que representam seus sonhos e objetivos para o ano letivo. Essa atividade estimula a reflexão sobre o que cada um deseja alcançar e promove um ambiente de apoio mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Roda de Conversa

Uma roda de conversa é uma ótima maneira de iniciar o ano letivo. Os alunos podem compartilhar suas expectativas para o ano, o que aprenderam no ano anterior e o que mais gostaram. Essa atividade ajuda a criar um clima de confiança e respeito entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Desenho Coletivo

Os alunos podem participar de um desenho coletivo em um grande papel. Cada um pode contribuir com uma parte do desenho, que pode representar a turma ou o que esperam do ano. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

7. Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos sobre suas férias ou sobre um tema que gostem. Essa atividade desenvolve a criatividade, a escrita e a leitura, além de ser uma forma divertida de expressar suas experiências. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Música e Movimento

Iniciar o dia com uma atividade de música e movimento pode energizar os alunos. Escolher uma música animada e criar uma coreografia simples pode ser uma forma divertida de integrar a turma e promover a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Jogo da Memória

O jogo da memória pode ser adaptado para incluir palavras, imagens ou conceitos que os alunos aprenderão durante o ano. Essa atividade estimula a memória e a concentração, além de ser uma forma lúdica de aprender. Habilidade BNCC: EF15MA04.

10. Cartas para o Futuro

Os alunos podem escrever cartas para si mesmos, descrevendo suas expectativas e objetivos para o ano. Essas cartas podem ser guardadas e lidas no final do ano, permitindo que os alunos reflitam sobre seu crescimento. Habilidade BNCC: EF15LP06.