15 Ideias de Atividades (BNCC) para primeira série

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens correspondentes, desafiando os alunos a encontrar os pares. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem operações matemáticas simples, levando-os a diferentes locais da sala de aula ou da escola. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas, atendendo à habilidade EF02MA05, que trata da adição e subtração.

3. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma excelente maneira de desenvolver a criatividade e a expressão oral dos alunos. Os professores podem incentivar os alunos a criar suas próprias histórias, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais.

4. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis estimula a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem criar objetos ou obras de arte, desenvolvendo habilidades manuais e artísticas, conforme a habilidade EF02AR01, que envolve a apreciação e a produção artística.

5. Jogos de Raciocínio Lógico

Atividades como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro que exigem raciocínio lógico são ótimas para desenvolver habilidades cognitivas. Essas atividades podem ser alinhadas à habilidade EF02MA06, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, ajuda os alunos a entender conceitos básicos de ciências. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e a investigação de fenômenos naturais.

7. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem participar da criação de um jornal da turma, onde escrevem sobre eventos, atividades e curiosidades. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos escritos.

8. Atividades de Leitura em Voz Alta

Promover sessões de leitura em voz alta, onde os alunos podem ler para os colegas, ajuda a desenvolver a fluência e a compreensão leitora. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e interpretação de textos.

9. Jogos de Rimas e Sons

Atividades que envolvem rimas e sons ajudam os alunos a desenvolver a consciência fonológica. Os professores podem criar jogos onde os alunos precisam encontrar palavras que rimam, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da oralidade e da escrita.

10. Criação de um Mapa Mental

Os alunos podem criar mapas mentais sobre um tema estudado, organizando suas ideias de forma visual. Essa atividade estimula a criatividade e a organização do pensamento, alinhando-se à habilidade EF02LP06, que envolve a produção de textos e a organização de ideias.