15 Ideias de Atividades (BNCC) para Primeira Semana de Aula

1. Apresentação Criativa

Inicie a primeira semana de aula com uma atividade de apresentação criativa. Peça aos alunos que tragam um objeto que represente algo sobre eles e compartilhem com a turma. Essa atividade promove a interação e ajuda a construir um ambiente acolhedor. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mapa dos Sonhos

Os alunos podem criar um “Mapa dos Sonhos”, onde desenham ou colam imagens que representam seus objetivos e aspirações para o ano letivo. Essa atividade estimula a reflexão e o planejamento. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Dinâmica do Nome

Realize uma dinâmica onde cada aluno diz seu nome e uma palavra que comece com a mesma letra. Essa atividade ajuda na memorização dos nomes e na construção de vínculos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre as expectativas para o ano letivo. Os alunos podem fazer perguntas uns aos outros, promovendo a interação e o conhecimento mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Regras de Convívio

Peça aos alunos que, em grupos, elaborem um conjunto de regras para o convívio em sala de aula. Após a discussão, as regras podem ser expostas em um mural. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Cartaz de Expectativas

Os alunos podem criar um cartaz coletivo com suas expectativas para o ano. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão criativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Entrevista com o Professor

Promova uma atividade onde os alunos entrevistam o professor sobre suas experiências e expectativas. Isso ajuda a quebrar o gelo e a construir uma relação de confiança. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo da Memória com Habilidades

Crie um jogo da memória utilizando as habilidades que serão trabalhadas ao longo do ano. Os alunos podem se divertir enquanto aprendem sobre o que esperar das aulas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Diário de Bordo

Inicie um “Diário de Bordo” onde os alunos possam registrar suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa prática incentiva a escrita e a reflexão. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Apresentação de Projetos Futuros

Peça aos alunos que apresentem ideias de projetos que gostariam de desenvolver durante o ano. Essa atividade estimula a criatividade e o planejamento. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Roda de Conversa

Realize uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas expectativas e medos em relação ao novo ano letivo. Essa atividade promove a empatia e o apoio mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Mural de Boas-Vindas

Os alunos podem criar um mural de boas-vindas, onde cada um contribui com uma mensagem positiva. Essa atividade ajuda a criar um ambiente acolhedor e motivador. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Quebra-Gelo com Música

Utilize músicas para quebrar o gelo. Os alunos podem escolher uma música que os represente e explicar sua escolha para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Adivinhação

Organize um jogo de adivinhação onde os alunos devem adivinhar fatos sobre seus colegas. Essa atividade estimula a interação e o conhecimento mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Planejamento de Aulas

Envolva os alunos no planejamento das aulas, permitindo que eles sugiram temas e atividades que gostariam de explorar. Essa prática promove o engajamento e a responsabilidade. Habilidade BNCC: EF15LP15.