15 Ideias de Atividades (BNCC) para primeira semana de aula 1º ano

1. Apresentação Pessoal Criativa

Inicie a primeira semana de aula com uma atividade de apresentação pessoal. Cada aluno pode criar um cartaz com seu nome, idade, hobbies e uma ilustração que represente algo que gosta. Essa atividade estimula a expressão individual e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Memória com Nomes

Crie um jogo da memória utilizando cartões com os nomes dos alunos e suas respectivas fotos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a interação e a memorização dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mapa da Turma

Peça aos alunos que desenhem um mapa da sala de aula, incluindo a localização de seus lugares. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção espacial e a familiarização com o ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15MA01.

4. Caça ao Tesouro de Boas-Vindas

Organize uma caça ao tesouro com pistas espalhadas pela escola, onde os alunos devem encontrar objetos ou informações sobre a escola. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a exploração do espaço escolar. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Roda de Conversa sobre Expectativas

Realize uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade estimula a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Criação de um Diário de Classe

Inicie um diário de classe onde os alunos podem registrar suas atividades e sentimentos ao longo da semana. Essa prática incentiva a escrita e a reflexão sobre o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Desenho da Família

Peça aos alunos que desenhem sua família e compartilhem com a turma. Essa atividade promove a valorização da diversidade familiar e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

8. Música de Boas-Vindas

Ensine uma música de boas-vindas que os alunos possam cantar juntos. A música ajuda a criar um ambiente acolhedor e promove a integração do grupo. Habilidade BNCC: EF15MU01.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades da turma. Os alunos podem fazer perguntas uns aos outros, promovendo a interação e o conhecimento mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Atividade de Artesanato com Materiais Recicláveis

Proponha uma atividade de artesanato utilizando materiais recicláveis, onde os alunos criam objetos que representem a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Contação de Histórias

Inicie a semana com uma contação de histórias que envolva temas de amizade e respeito. Essa atividade estimula a imaginação e a empatia entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

12. Criação de Regras de Convívio

Realize uma atividade onde os alunos criam juntos as regras de convivência da turma. Essa prática promove a responsabilidade e o compromisso coletivo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

13. Pintura Coletiva

Organize uma pintura coletiva em um grande papel, onde cada aluno pode contribuir com sua parte. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

14. Apresentação de Brinquedos

Peça aos alunos que tragam um brinquedo de casa e apresentem para a turma. Essa atividade promove a oralidade e a valorização dos objetos pessoais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

15. Jogo de Imitação

Realize um jogo de imitação onde os alunos devem imitar animais ou personagens. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF03.