15 Ideias de Atividades (BNCC) para a primeira semana de aula

1. Apresentação Criativa

Uma atividade inicial que pode ser realizada é a apresentação criativa dos alunos. Cada estudante pode trazer um objeto que represente algo sobre si e compartilhar com a turma. Essa atividade promove a integração e o conhecimento mútuo, além de desenvolver a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mapa de Sonhos

Os alunos podem criar um mapa de sonhos, onde desenham ou colam imagens que representam seus objetivos e aspirações para o ano letivo. Essa atividade estimula a reflexão e o planejamento, além de incentivar a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Dinâmica do Nome

Uma dinâmica simples e eficaz é a “Dinâmica do Nome”, onde cada aluno diz seu nome e uma palavra que comece com a mesma letra. Essa atividade ajuda na memorização dos nomes e cria um ambiente descontraído. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Linha do Tempo Pessoal

Os alunos podem criar uma linha do tempo pessoal, destacando eventos importantes de suas vidas. Essa atividade promove a auto-reflexão e a habilidade de organização de informações. Habilidade BNCC: EF15HI01.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades da turma pode ser uma forma divertida de quebrar o gelo. Os alunos podem fazer perguntas uns aos outros, promovendo a interação e o conhecimento sobre os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Cartazes de Expectativas

Cada aluno pode criar um cartaz que represente suas expectativas para o ano letivo. Esses cartazes podem ser expostos na sala de aula, criando um ambiente motivador e colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Roda de Conversa

Realizar uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências de férias e o que esperam do novo ano letivo. Essa atividade promove a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Criação de Regras de Convívio

Os alunos podem participar da elaboração das regras de convivência da sala de aula. Essa atividade estimula a responsabilidade e o comprometimento com o ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15LP07.

9. Jogo da Memória com Habilidades

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando cartões com habilidades da BNCC. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo e na familiarização com as competências que serão trabalhadas ao longo do ano. Habilidade BNCC: EF15LP08.

10. Diário de Bordo

Iniciar um diário de bordo onde os alunos possam registrar suas impressões e aprendizados ao longo da semana. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP09.

11. Quebra-Cabeça de Valores

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar um quebra-cabeça que represente valores importantes, como respeito, amizade e solidariedade. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a discussão sobre valores. Habilidade BNCC: EF15LP10.

12. Mural de Boas-Vindas

Criar um mural de boas-vindas onde cada aluno pode deixar uma mensagem positiva para os colegas. Essa atividade ajuda a criar um ambiente acolhedor e motivador. Habilidade BNCC: EF15LP11.

13. Apresentação de Projetos Futuros

Os alunos podem apresentar ideias de projetos que gostariam de desenvolver ao longo do ano. Essa atividade estimula a criatividade e o planejamento de ações. Habilidade BNCC: EF15LP12.

14. Jogo de Adivinhação

Realizar um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever um colega sem dizer seu nome, e os outros tentam adivinhar quem é. Essa atividade promove a interação e o conhecimento entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP13.

15. Criação de um Hino da Turma

Os alunos podem se reunir para criar um hino da turma, que pode ser cantado em momentos especiais. Essa atividade estimula a criatividade e o sentimento de pertencimento. Habilidade BNCC: EF15LP14.