15 Ideias de Atividades (BNCC) para pré-escola

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade essencial para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas variados e que estejam alinhados com a BNCC, como a habilidade de leitura e interpretação de textos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a apreciação de narrativas orais e escritas.

2. Jogo de Memória com Palavras

Os jogos de memória são ótimos para estimular a memória e a concentração. Os professores podem criar cartas com palavras que as crianças aprenderam nas aulas, promovendo a habilidade de leitura e escrita. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que trata do reconhecimento de palavras e letras.

3. Atividades de Artes Plásticas

As atividades de artes plásticas permitem que as crianças expressem sua criatividade. Os professores podem propor que os alunos criem desenhos ou pinturas que representem suas histórias favoritas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de obras de arte.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os professores podem organizar atividades onde as crianças assumem diferentes papéis, estimulando a empatia e a comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI01, que aborda a interação social e a construção de significados.

5. Atividade de Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo da jardinagem é uma excelente forma de ensinar sobre a natureza e a responsabilidade. Os professores podem criar um pequeno jardim na escola, onde as crianças aprendem a cuidar das plantas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI02, que envolve a observação e o cuidado com o meio ambiente.

6. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e dominós, ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os professores podem utilizar esses jogos para trabalhar a habilidade EF15MA01, que trata do reconhecimento de padrões e sequências.

7. Atividades de Música e Movimento

A música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento motor e cognitivo. Os professores podem organizar atividades que envolvam dança e canto, promovendo a habilidade EF15MU01, que envolve a apreciação e a criação musical.

8. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como misturar cores ou observar a germinação de sementes, é uma forma divertida de ensinar conceitos básicos de ciências. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI03, que envolve a exploração e a investigação de fenômenos naturais.

9. Contagem com Materiais Concretos

Utilizar materiais concretos, como blocos ou objetos do dia a dia, para ensinar contagem é uma excelente estratégia. Os professores podem trabalhar a habilidade EF15MA02, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.

10. Atividades de Leitura em Grupo

Promover a leitura em grupo é uma maneira eficaz de incentivar o gosto pela leitura. Os professores podem escolher livros que sejam do interesse das crianças e realizar discussões sobre as histórias. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a leitura e a interpretação de textos em grupo.