15 Ideias de Atividades (BNCC) para pré 1

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma excelente forma de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças. Os alunos podem usar tintas de diferentes cores para criar suas próprias obras de arte, explorando texturas e formas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a expressão artística através de diferentes materiais.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a linguagem oral e a imaginação dos alunos. Os professores podem utilizar livros ilustrados ou fantoches para tornar a atividade mais dinâmica. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EI03EF01, que incentiva a escuta e a interpretação de narrativas.

3. Jogo da Memória

O jogo da memória é uma atividade lúdica que ajuda a desenvolver a concentração e a memória das crianças. Os professores podem criar cartões com figuras ou palavras que os alunos devem combinar. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve o reconhecimento de padrões e a resolução de problemas.

4. Atividades com Massinha

Trabalhar com massinha de modelar é uma ótima maneira de estimular a criatividade e a coordenação motora fina. Os alunos podem criar diferentes formas e personagens, explorando a tridimensionalidade. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03CG04, que incentiva a exploração de diferentes linguagens artísticas.

5. Dança e Movimento

A dança e o movimento são essenciais para o desenvolvimento físico e emocional das crianças. Os professores podem organizar uma aula de dança livre, onde os alunos podem se expressar através do movimento. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF03, que promove a expressão corporal e a percepção rítmica.

6. Caça ao Tesouro

A atividade de caça ao tesouro é uma forma divertida de trabalhar a orientação espacial e o trabalho em equipe. Os professores podem criar pistas que levem os alunos a diferentes locais da escola ou da sala de aula. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03EF04, que envolve a exploração do espaço e a resolução de desafios.

7. Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem no currículo é uma excelente maneira de ensinar sobre a natureza e a importância do meio ambiente. Os alunos podem plantar sementes e cuidar das plantas, aprendendo sobre o ciclo da vida. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03TS01, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

8. Jogos de Roda

Os jogos de roda são tradicionais e promovem a socialização e a coordenação motora. Atividades como “Ciranda Cirandinha” ou “A Canção do Pato” podem ser utilizadas para envolver os alunos em um ambiente colaborativo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03EF05, que incentiva a participação em brincadeiras coletivas.

9. Experimentos Simples

Realizar experimentos simples, como misturar água e corante, pode despertar a curiosidade científica das crianças. Os professores podem explicar os conceitos básicos de ciência de forma lúdica e acessível. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03TS02, que promove a observação e a investigação de fenômenos naturais.

10. Criação de Máscaras

A confecção de máscaras é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão artística. Os alunos podem usar papel, tintas e outros materiais para criar suas próprias máscaras, que podem ser utilizadas em uma apresentação. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a criação e a apreciação de obras de arte.