15 Ideias de Atividades (BNCC) para pré

1. Contação de Histórias Interativas

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Para torná-la interativa, os professores podem utilizar fantoches ou objetos que representem os personagens da história. Essa atividade está alinhada à BNCC, especificamente à habilidade EF15LP01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas orais.

2. Jogos de Rimas

Os jogos de rimas são ótimos para desenvolver a linguagem e a sonoridade das palavras. Os alunos podem formar grupos e criar rimas com palavras que o professor fornece. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que foca no reconhecimento de rimas e na produção de textos poéticos.

3. Atividades de Artes Visuais

Promover atividades de artes visuais, como pintura e colagem, permite que as crianças expressem suas emoções e pensamentos. Os professores podem incentivar os alunos a criar obras que representem suas histórias favoritas. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR01, que aborda a apreciação e a produção de obras de arte.

4. Caça ao Tesouro Educativa

Uma caça ao tesouro pode ser organizada com pistas que envolvam questões de matemática, ciências e português. Os alunos devem trabalhar em equipe para resolver os desafios e encontrar o tesouro. Essa atividade está ligada à habilidade EF15MA03, que envolve a resolução de problemas matemáticos em situações do cotidiano.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de plantas, ajuda os alunos a entender conceitos básicos de ciências. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15CI01, que trata da observação e descrição de fenômenos naturais.

6. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma forma divertida de desenvolver a expressão oral e a criatividade. Os alunos podem criar suas próprias histórias e personagens, apresentando-as para a turma. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e a dramatização.

7. Jogos de Memória com Palavras

Os jogos de memória são excelentes para trabalhar a memória e o vocabulário. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens, desafiando os alunos a encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que foca no reconhecimento e uso de palavras em diferentes contextos.

8. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos coletivos.

9. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento nas aulas é uma forma eficaz de desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica. Os professores podem ensinar canções que envolvam gestos e danças. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR02, que aborda a expressão corporal e musical.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre temas estudados em sala pode ser uma maneira divertida de revisar conteúdos. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem responde mais perguntas corretamente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a compreensão e interpretação de textos.

11. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas que estão estudando, utilizando recortes, desenhos e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de estar relacionada à habilidade EF15AR03, que envolve a produção de materiais gráficos.

12. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para ensinar matemática, português e ciências. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade se alinha à habilidade EF15MA04, que foca na resolução de problemas matemáticos.

13. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem nas aulas permite que os alunos aprendam sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Essa prática está relacionada à habilidade EF15CI02, que trata da relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

14. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro, desenvolvendo regras e desafios. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, além de estar alinhada à habilidade EF15MA05, que envolve a criação de estratégias para resolver problemas matemáticos.

15. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que estimula o gosto pela leitura e a interpretação de textos. Os professores podem escolher livros e ler em voz alta para a turma, promovendo discussões sobre a história. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP07, que foca na compreensão de textos literários.