15 Ideias de Atividades (BNCC) para pessoas surdas

1. Contação de Histórias em Libras

A contação de histórias é uma atividade rica em aprendizado e pode ser adaptada para alunos surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os professores podem selecionar livros infantis e narrá-los em Libras, incentivando os alunos a interagirem e a expressarem suas interpretações. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que trata da apreciação de diferentes gêneros textuais.

2. Jogos de Memória com Sinais

Os jogos de memória são uma excelente forma de reforçar o vocabulário em Libras. Os professores podem criar cartões com imagens e sinais correspondentes, desafiando os alunos a encontrarem os pares. Essa atividade promove a memorização e a associação de palavras e sinais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve o uso de diferentes formas de comunicação.

3. Atividades de Artes Visuais

As artes visuais podem ser uma ferramenta poderosa para a expressão de ideias e sentimentos. Os alunos podem criar obras de arte que representem suas experiências e emoções, utilizando materiais diversos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a criação e apreciação de produções artísticas.

4. Teatro em Libras

O teatro é uma forma de expressão que pode ser adaptada para alunos surdos. Os professores podem organizar uma peça onde os alunos atuem utilizando Libras, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR02, que trata da expressão artística em diferentes linguagens.

5. Músicas em Libras

Ensinar músicas em Libras é uma forma divertida de trabalhar a linguagem e a musicalidade. Os alunos podem aprender a traduzir letras de músicas para Libras, apresentando-as em grupo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a apreciação e a produção de diferentes gêneros musicais.

6. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a criar vídeos educativos sobre temas de interesse, utilizando Libras para apresentar suas ideias. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a inclusão. A habilidade BNCC EF15LP04, que trata da produção de textos em diferentes mídias, é contemplada aqui.

7. Debates em Libras

Organizar debates sobre temas relevantes pode ser uma ótima maneira de desenvolver o pensamento crítico. Os alunos podem se dividir em grupos e discutir diferentes pontos de vista, utilizando Libras como meio de comunicação. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a argumentação e a defesa de opiniões.

8. Atividades de Matemática com Libras

Os conceitos matemáticos podem ser ensinados de forma lúdica através de jogos e atividades práticas. Os professores podem utilizar Libras para explicar operações matemáticas e resolver problemas em grupo. Essa abordagem está alinhada à habilidade BNCC EF15MA01, que trata do desenvolvimento do raciocínio lógico.

9. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Os professores podem explicar os procedimentos em Libras e incentivar os alunos a descreverem suas observações. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a investigação e a experimentação.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando Libras para contar suas narrativas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover a inclusão. A habilidade BNCC EF15LP06, que trata da produção de textos em diferentes formatos, é contemplada nesta atividade.