15 Ideias de Atividades (BNCC) para os primeiros dias de aula

1. Jogo de Apresentação

Uma atividade interativa que promove a integração entre os alunos. Cada estudante deve se apresentar utilizando uma frase que comece com a letra inicial do seu nome, como “Meu nome é Ana e gosto de arte”. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, além de ajudar os alunos a se conhecerem melhor. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mapa dos Sonhos

Os alunos criam um mapa visual que representa seus sonhos e objetivos para o ano letivo. Utilizando recortes de revistas, canetas e papel, cada estudante deve ilustrar o que deseja alcançar. Essa atividade estimula a reflexão e o planejamento. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro Educacional

Organize uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao conteúdo que será abordado durante o ano. As pistas podem incluir perguntas sobre a BNCC e temas que serão trabalhados. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15CI01.

4. Cartão de Boas-Vindas

Cada aluno deve criar um cartão de boas-vindas para um colega, utilizando materiais diversos. Essa atividade estimula a empatia e a amizade, além de ser uma forma de acolhimento. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Roda de Conversa

Promova uma roda de conversa onde os alunos podem compartilhar suas expectativas e medos em relação ao novo ano letivo. Essa atividade ajuda a criar um ambiente seguro e acolhedor. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Diário de Bordo

Os alunos devem criar um diário onde registrarão suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa atividade estimula a auto-reflexão e o desenvolvimento da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Mural de Expectativas

Crie um mural onde os alunos podem colar post-its com suas expectativas para o ano. Essa atividade promove a participação e o engajamento dos estudantes. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Entrevista com o Professor

Os alunos devem elaborar perguntas para entrevistar o professor sobre o que esperar do ano letivo. Essa atividade estimula a curiosidade e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP07.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre a BNCC e os conteúdos que serão abordados. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento e promove a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15LP08.

10. Criação de Regras de Convivência

Os alunos devem participar da elaboração das regras de convivência da turma. Essa atividade estimula a responsabilidade e o respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP09.

11. Apresentação de Projetos Pessoais

Cada aluno deve preparar uma breve apresentação sobre um projeto pessoal que gostaria de desenvolver durante o ano. Essa atividade incentiva a criatividade e o planejamento. Habilidade BNCC: EF15LP10.

12. Jogo de Memória com Habilidades da BNCC

Crie um jogo de memória utilizando cartões com as habilidades da BNCC e suas descrições. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP11.

13. Debate sobre Temas Relevantes

Promova um debate sobre temas relevantes para os alunos, como meio ambiente ou cidadania. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP12.

14. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilharão suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa atividade estimula a escrita e a tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP13.

15. Dinâmica de Grupo: O Que Eu Espero do Meu Colega

Os alunos devem escrever em um papel o que esperam de seus colegas durante o ano. Em seguida, compartilham com o grupo. Essa atividade promove a empatia e o respeito. Habilidade BNCC: EF15LP14.