15 Ideias de Atividades (BNCC) para o primeiro dia letivo

1. Apresentação Criativa

Uma atividade que promove a interação entre os alunos é a apresentação criativa. Os alunos podem criar um cartaz ou uma apresentação digital que represente suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR01, que envolve a expressão de ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens artísticas.

2. Dinâmica do Nome

Outra ideia é a dinâmica do nome, onde cada aluno deve se apresentar e compartilhar algo interessante sobre si. Essa atividade ajuda a construir um ambiente acolhedor e pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que trata da oralidade e da construção de narrativas.

3. Mapa dos Sonhos

Os alunos podem criar um “Mapa dos Sonhos”, onde desenham ou escrevem sobre suas metas pessoais e acadêmicas para o ano. Essa atividade estimula a reflexão e pode ser associada à habilidade EF15CI01, que envolve a construção de projetos e a busca por soluções.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre a escola e a BNCC pode ser uma forma divertida de introduzir os alunos ao novo ano letivo. Essa atividade pode estar ligada à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas e o raciocínio lógico.

5. Criação de Regras de Convivência

Os alunos podem participar da criação de regras de convivência para a sala de aula. Essa atividade promove a cidadania e pode ser relacionada à habilidade EF15ET01, que trata da ética e do respeito às diferenças.

6. Caça ao Tesouro

Uma caça ao tesouro pela escola pode ser uma excelente maneira de familiarizar os alunos com o ambiente escolar. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15GE01, que envolve a exploração do espaço geográfico e a orientação.

7. Roda de Conversa

Promover uma roda de conversa sobre expectativas e medos em relação ao novo ano letivo pode ser muito enriquecedor. Essa atividade pode ser associada à habilidade EF15LP02, que trata da escuta e do diálogo.

8. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem iniciar um diário de classe, onde registrarão suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa atividade pode estar relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a escrita e a reflexão sobre a própria aprendizagem.

9. Apresentação de Projetos Futuros

Os alunos podem apresentar projetos que gostariam de desenvolver ao longo do ano. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser vinculada à habilidade EF15AR02, que envolve a elaboração de projetos artísticos.

10. Mural de Expectativas

Por fim, a criação de um mural de expectativas, onde os alunos podem colar post-its com suas expectativas para o ano letivo, é uma ótima maneira de promover a interação. Essa atividade pode ser associada à habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos e da comunicação visual.