15 Ideias de Atividades (BNCC) para o pré

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que fazem parte do vocabulário da turma. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se relacionam, promovendo a leitura e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches de papel e, em grupos, contar histórias utilizando esses personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro Literário

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são trechos de livros ou poemas. Os alunos devem encontrar os livros correspondentes e ler os trechos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Oficina de Artes com Reciclagem

Promova uma oficina onde os alunos utilizam materiais recicláveis para criar obras de arte. Essa atividade ensina sobre sustentabilidade e estimula a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realize experimentos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, para ensinar conceitos básicos de química. Os alunos podem observar as reações e discutir os resultados. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Eles devem desenvolver uma história e apresentá-la para a turma. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um jornal da turma, onde escrevem notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade desenvolve a escrita e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Jogos de Matemática ao Ar Livre

Organize jogos matemáticos ao ar livre, como corrida de obstáculos que envolvem resolver problemas matemáticos. Essa atividade promove o aprendizado ativo e a prática de cálculos. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Plantio de Mudas

Os alunos podem participar de uma atividade de plantio de mudas, aprendendo sobre botânica e a importância das plantas para o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Criação de um Mapa do Tesouro

Os alunos podem desenhar um mapa do tesouro que leva a diferentes locais da escola, onde devem realizar pequenas tarefas ou resolver enigmas. Habilidade BNCC: EF15GE01.

11. Dança das Cadeiras com Música

Uma atividade clássica que envolve música e movimento. Os alunos dançam ao redor das cadeiras e, quando a música para, devem encontrar um lugar para sentar. Habilidade BNCC: EF15EF01.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a ilustração. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP05.

13. Experiência de Sensações com Materiais

Prepare uma atividade sensorial onde os alunos devem identificar diferentes texturas, cheiros e sons utilizando materiais variados. Habilidade BNCC: EF15CI03.

14. Jogos de Raciocínio Lógico

Promova jogos que estimulem o raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro. Essas atividades ajudam no desenvolvimento do pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15MA02.

15. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo que represente a diversidade da turma. Essa atividade promove a colaboração e a valorização das diferenças. Habilidade BNCC: EF15AR03.