15 Ideias de Atividades (BNCC) para o mês de setembro

1. Criação de um Mural da Primavera

Os alunos podem criar um mural coletivo que represente a chegada da primavera, utilizando recortes de revistas, desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Estudo das Cores e Formas na Natureza

Levar os alunos para uma caminhada ao ar livre, onde eles poderão observar e registrar as cores e formas das plantas e flores. Após a atividade, os estudantes podem criar um quadro com suas observações. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Contação de Histórias sobre a Primavera

Os professores podem selecionar contos e fábulas que tenham a primavera como tema. Após a contação, os alunos podem discutir as lições aprendidas e criar suas próprias histórias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos simples com sementes, como a germinação em algodão. Os alunos devem acompanhar o crescimento das plantas e registrar suas observações em um diário. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Produção de Poemas sobre a Primavera

Os alunos podem escrever poemas inspirados na primavera, utilizando elementos da natureza como metáforas. Essa atividade ajuda a desenvolver a sensibilidade literária e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os estudantes podem pesquisar sobre a importância da sustentabilidade e criar cartazes informativos para expor na escola. Essa atividade promove a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Jogos de Roda com Temas da Primavera

Organizar jogos de roda que incluam músicas e brincadeiras relacionadas à primavera. Essa atividade estimula a interação social e a cultura popular. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Oficina de Artesanato com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar objetos de arte utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão. Essa atividade incentiva a criatividade e a reutilização de materiais. Habilidade BNCC: EF15AR04.

9. Debate sobre a Importância das Abelhas

Promover um debate em sala de aula sobre o papel das abelhas na polinização e na produção de alimentos. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas conclusões. Habilidade BNCC: EF15CI03.

10. Criação de um Diário de Observação da Natureza

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre as mudanças na natureza durante o mês de setembro. Essa atividade estimula a observação e a reflexão. Habilidade BNCC: EF15CI04.