15 Ideias de Atividades (BNCC) para o maternal

1. Atividade de Pintura com as Cores Primárias

Uma atividade lúdica que envolve a mistura de cores primárias para criar novas tonalidades. As crianças podem usar tinta guache e pincéis para explorar a combinação de cores, desenvolvendo habilidades motoras e a percepção visual. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG01, que aborda a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Jogo de Memória com Animais

Utilizando cartões com imagens de animais, os alunos podem jogar um jogo de memória, promovendo a atenção e a memória visual. Além disso, essa atividade estimula a linguagem, pois as crianças podem descrever os animais. A habilidade BNCC EI03EF01 é contemplada, pois envolve a identificação e a nomeação de seres vivos.

3. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches é uma excelente maneira de desenvolver a imaginação e a criatividade das crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e participar da narrativa, promovendo a expressão oral e a interação social. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

4. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos com diferentes desafios físicos, como pular, rastejar e equilibrar, ajuda a desenvolver a coordenação motora grossa. Essa atividade também promove o trabalho em equipe e a superação de desafios. A habilidade BNCC EI03EF03 é atendida, pois envolve a prática de atividades físicas.

5. Jardinagem e Plantio de Sementes

Envolver as crianças em atividades de jardinagem, como o plantio de sementes, ensina sobre a natureza e o ciclo de vida das plantas. Os alunos podem observar o crescimento das plantas e aprender sobre cuidados ambientais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CN01, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

6. Brincadeira de Faz de Conta

Estimular brincadeiras de faz de conta, onde as crianças assumem papéis diferentes, ajuda no desenvolvimento da empatia e da socialização. Elas podem criar cenários e histórias, promovendo a linguagem e a criatividade. A habilidade BNCC EI03EF04 é contemplada, pois envolve a expressão de sentimentos e a construção de narrativas.

7. Atividade de Recorte e Colagem

Propor uma atividade de recorte e colagem com revistas e papéis coloridos permite que as crianças explorem a criatividade e a coordenação motora fina. Elas podem criar colagens temáticas, desenvolvendo a percepção estética. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a criação de obras de arte.

8. Música e Dança

Incorporar música e dança nas atividades diárias ajuda as crianças a desenvolverem o ritmo e a expressão corporal. Elas podem aprender canções e criar coreografias, promovendo a socialização e a diversão. A habilidade BNCC EI03EF05 é atendida, pois envolve a apreciação e a prática de diferentes manifestações artísticas.

9. Experimentos Simples com Água

Realizar experimentos simples com água, como a flutuação de objetos, ensina conceitos básicos de ciência de forma divertida. As crianças podem observar e registrar suas descobertas, desenvolvendo o pensamento crítico. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CN02, que aborda a investigação de fenômenos naturais.

10. Criação de Máscaras

As crianças podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais, estimulando a criatividade e a expressão artística. Após a confecção, podem realizar uma apresentação ou desfile, promovendo a interação social. A habilidade BNCC EI03CG03 é contemplada, pois envolve a produção de arte e a apreciação estética.